TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Kung Fu

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

História do Kung Fu

Kung Fu vem desde à pré-história, quando os homens tinham que lutar para se defender dos predadores. O nome original do Kung Fu é WUSHU e foi criada a mais de 4 mil anos, nos livros antigos encontraremos mais o nome WUSHU que em Mandarim significa" arte da guerra", o termo KUNG FU foi popularmente conhecido na metade do século XX. O Kung é uma arte chinesa, mais não uma data específica, pois foi como uma historia de pai para filho e a lenda de um era a história do outro e mesmo assim nuca foi registrada nenhuma data. Alguns livros afirmam que essa arte surgiu a partir dos movimentos dos animais. A expressão Kung Fu associando-a a arte marcial, é uma expressão antiga genericamente, que no dialeto cantonês significa: “tempo e esforço” ou “grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação”, ou ainda, “conhecimento profundo de um assunto”.

No Kung Fu existem seis posições principais sendo elas: cavaleiro, arqueiro, gato, cruzado, garça e serpente onde todas ela ocorrem no plano medial e alto. Essa arte acontece em curta, média e longa distancia, dependendo da circunstancia e se a luta esta acontecendo com armas. A maioria dos golpes e técnicas estão relacionados com seres ou elementos da natureza as mais conhecidas são: Estilo Águia, Estilo Dragão, Estilo Louva Deus entre outros.

O Kung Fu moderno é praticado por atletas que buscam conscientização corporal, já o Kunk Fu tradicional visa focar no treinamento da filosofia chinesa que podem ser praticados por todas as idades.

Saudação do Kung Fu

A saudação tradicional do Kung Fu se chama Kin Lai, que se executa com as duas mãos, a direita fechada (representando o Sol), e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão. O Sol e a Lua formam o Ming que significa Clareza ou esclarecimento. Essa saudação é feita como sinal de respeito ao seu oponente. Usar a mão esquerda em palma, significa usar a inteligência, é mais eficiente do que usar o punho.

Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a palavra Tinindo, no qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 princípios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 princípios não é nada.

Objetivos e Benefícios

O Kung Fu trabalha a habilidade, ganho de saúde, desenvolvimento pessoal, persistência e respeito aos limites, estrutura o corpo e a mente, ajuda no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a ser derrotada, mas não desistir jamais, e sim encarar novos desafios.

O Kung Fu pode ser praticado por crianças, adultos e idosos de ambos os sexos. Ele possui ginastica (acrobacias) de todo o corpo. Na maioria das vezes usa-se sequências de movimentos.

Alguns estilos do Kung Fu incluem treinamentos em armas chinesas, como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang), nunchaku, entre outras.

Se o Wushu for bem desenvolvido, possibilita a paz interior, aumento da saúde e qualidade de vida, controle do estresse, angústia, além de ajudar na concentração e defesa.

Atividades

Atividade 1: A Cobra, a Águia, o Tigre, o Coelho e o Dragão

[pic 1]

Descrição da Atividade: O HUYA consiste de cinco posições baseadas em cinco animais, o dragão, o coelho, a serpente, a águia e o tigre. Seu formato é simples, é jogado com no mínimo duas pessoas, não possuindo número máximo de participantes. Os jogadores formam uma roda e é escolhido um mestre para a rodada, o mestre em um momento oportuno grita HUYA!! E todas as pessoas da roda, inclusive o mestre, fazem a posição de um animal dos descritos acima, os que fizerem a posição idêntica a do mestre da rodada saem da partida. A cada rodada é trocado o mestre seguindo o sentido horário contando as eliminações, até sobrar só um considerado o vencedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com