TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

REBECA MUNHOZ EDUARDO-8022577

Educação Física Bacharelado

TRABALHO DE PORTIFOLIO

DANILO AQUEU RUFO ,

Centro Universitário Claretiano

CAMPINAS 2016

REBECA MUNHOZ EDUARDO

8022577

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TRABALHO DE PORTIFÓLIO, PROFESSOR DANILO AQUEU RUFO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

CAMPINAS 2016

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1. Qual a importância daEducação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras? 5

2. Atitudes 6

2.1 Atitudes individuais 6

2.2 Atitudes coletivas. 6

CONCLUSAO 8

REFERENCIAS 9

INTRODUÇÃO

Vivemos nas ultimas décadas um disparo em direção ao desenvolvimento, umavanço da tecnologia e das indústrias; segundo o site O.globo (2016) a internet já chega a mais da metade dos domicílios brasileiros.

Esse avanço traz consigo melhorias e facilidades para o cotidiano, porem, traz também o consumo desenfreado da população e consequentemente a produção descontrolada e destruição do nosso meio ambiente.

Por este motivo a gestão ambiental tem se tornando peça fundamental na educação ambiental, para garantir assim a qualidade de vida da população e das gerações futuras.

1. Qual a importância daEducação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras?

A importância da educação ambiental é a conscientização individual e coletiva sobre sua realidade global, a natureza e seu entorno, assim podemos modificar suas atitudes para que haja melhor qualidade de vidae melhor aproveitamento de seus recursos naturaisdesenvolvendo suas habilidades para que alcance o desenvolvimento sustentável.

Essa preocupação foi discutida a principio na Conferência de Estocolmo, onde até então alguns paísesconsideravam a destruição dos recursos naturais um preço a se pagar, com uma visão imediatista. A conferência tinha como alvoa preservação da natureza.

Vinte anos depois no Eco-92 uma nova visão, o desenvolvimento sustentável; em busca da união da economia e a ecologia, para assim garantir a qualidade de vida da população e das futuras gerações.

A educação ambiental deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania, ela deve caracterizar uma nova consciência para todos os cidadãos do planeta. O uso da educação ambiental deve ser aplicado no dia a dia, seja nas escolas, nas ruas, no trabalho, dentro de casa. A educação pode cumprir a tarefa de garantir a todas as pessoas o direito de desfrutar de um ambiente saudável.

(Colunista, Portal Educação,2013.Disponivel em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/50165/a-importancia)

2. Atitudes

"A educação no processo de gestão ambiental deve, então, proporcionar condiçõespara produção e aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como para o desenvolvimentode atitudes, visando à participação individual e coletiva no uso dosrecursosnaturais e na concepção de uso que afetam a qualidade do meio ambienteem seu sentido mais amplo" (QUINTAS, 2004 apud KATO, D. S.; BELLUSCI, S. 2013).

2.1 Atitudes individuais

Existem inúmeras atitudes que fazem total diferença ao ambiente em que vivemos e todas são de grande valia, neste tópico citarei duas atitudes.

Em primeiro lugar falaremos sobre dar preferencia a empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com