TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS CALDAS NOVAS

CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA

FABRYCIA LINHARES SILVA

AO03 SHORT PAPER – A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇAO INFANTIL

CALDAS NOVAS

2020

FABRYCIA LINHARES SILVA

AO03 SHORT PAPER – A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da disciplina Corpo, Cultura e Expressividade pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Campus Caldas Novas na modalidade EAD

CALDAS NOVAS

2020

Nos últimos meses temos estudado a importância da organização dos espaços na educação infantil e sua influência no desenvolvimento da criança, esse estudo tem como finalidade demonstrar a importância do ambiente, espaço e material para a aprendizagem na educação infantil.

É na escola que a criança estabelece as primeiras relações com outras pessoas além da sua família e o com o mundo, onde irão despertar sentimentos de amizade, respeito e confiança, por isso tanto o espaço físico quanto a rotina e os materiais utilizados são instrumentos importantíssimos no desenvolvimento e aprendizado infantil.

A organização do espaço e do tempo não é uma tarefa simples, pois representa pensar em detalhes que irão refletir no projeto pedagógico da instituição e os recursos que a mesma oferece junto com os conteúdos curriculares por isso a importância do planejamento.

Preparar o ambiente escolar é organizar a rotina das crianças, as atividades diárias e os horários das mesmas, as condições das crianças, a idade, personalidade e características da turma. O educador deve observar quando e como as crianças brincam, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, como se relacionam, o que lhes chamam mais atenção, em que momentos dos dias estão mais tranquilos e agitados, em que espaços preferem ficar.

Quando falamos de espaço estamos referindo ao ambiente, a sala, o pátio, corredor, quadra e todo espaço físico que a escola oferece, esses espaços são importantes para o desenvolvimento da aula. Não basta colocar imagens e enfeites nas paredes de uma sala e sim utilizar todos os recursos disponíveis com o objetivo de prender a atenção, motivar, criar, inventar, brincar e produzir conhecimento como cadeiras e mesas, Tv, quadro, Datashow e repensar nos detalhes como as cores da parede, altura dos murais, tamanho dos moveis e suas disposições, são apenas alguns dos aspectos fundamentais que envolvem a organização do ambiente afim de incentivar o desenvolvimento.

O comportamento de uma criança é fruto da interação com os espaços e ambientes inseridos, essa interação promove e estimula o raciocínio, por isso a organização do ambiente escolar como planejamento pedagógico é uma metodologia que faz toda diferente no aprendizado, entender a importância do ambiente escolar é compreender sua influência no desenvolvimento motor, social, cognitivo e afetivo da criança.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Coleção PROINFANTIL; Unidade 7, Módulo III, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação a Distância, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com