TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Meio Ambiente

Por:   •  3/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

A IMPORTANCIA DO MEIO AMBIENTE

RA: 2047949 Alinny Porto Prado

UNIP EAD - POLO GOIÂNIA BUENO

2021

SUMÁRIO

1. Tema ..................................................................................................... 3

2. Situação problema ............................................................................. 3

3. Justificativa e embasamento teórico .................................................4

4. Público alvo ..........................................................................................4

5. Objetivo .................................................................................................5

6. Percurso metodológico .......................................................................5

7. Recursos ...............................................................................................6

8. Cronograma ..........................................................................................6

9. Avaliação e produto final......................................................................6

10. Referências ...........................................................................................7

1. Tema

A importância do meio ambiente

2. Situação Problema

A cada dia que passa podemos notar a grande influência que o ser humano exerce sobre o meio ambiente. A poluição no ar, a quantidade de lixo nas ruas e nos rios são consequências do descuidado que temos para com a natureza.

Infelizmente muitas pessoas não se preocupam com o planeta e em como as suas ações o afeta, elas talvez até minimizem o que fazem de errado como por exemplo jogar o lixo no chão, misturar o lixo reciclável com lixo orgânico, deixar a torneira ligada enquanto escovam os dente e entre outras atitudes que possam até parecer insignificantes, mas que na realidade geram um grande impacto no nosso planeta. Essas pessoas não entendem que todos nós fazemos parte do meio ambiente e dependemos dele para sobreviver.

Quando uma criança cresce em um lugar em que os adultos não se importam em como suas atitudes afetam o meio ambiente, dificilmente ela se dará conta de que precisa cuidar da natureza e possivelmente fará as mesmas coisas que os adultos fazem.

Mediante esta situação é preciso conscientizar a todos que preservar e cuidar do meio ambiente é dever e responsabilidade de cada um nós. Independentemente da condição financeira, do lugar onde vive ou até mesmo da idade, todos podem contribuir para Terra seja um lugar limpo e seguro para se viver.

3. Justificativa e embasamento teórico

Parte da responsabilidade da educação infantil é promover e desenvolver a cidadania e a auto consciência nos alunos de que eles tem direitos e deveres perante a sociedade, estes incluem ter ciência de seu compromisso com o meio ambiente e entender como suas ações o afeta.

Agora, mais do que nunca precisamos conscientizar a todos da importância do meio ambiente. João Bosco Silva que é economista e político brasileiro cita: “A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida”, suas palavras mostram que o cuidado com a natureza não se trata apenas de viver em um lugar mais limpo, mas sim de nossa sobrevivência nesse planeta.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (BRASIL, 1997) sugerem que o tema Meio Ambiente seja trabalhado simultaneamente na educação, o que significa que as questões ambientais permeiam os objetivos, conteúdos e orientações didáticas em todas as disciplinas, no período da escolar. Ao mesmo tempo, na perspectiva da LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 - há indicação de mudanças curriculares no ensino formal, onde a Educação Ambiental pode ser apresentada em outros níveis de ensino, o que inclui o ensino infantil.

1. Público alvo

• Ensino infantil

• Família

5. Objetivos

O projeto A Importância do Meio Ambiente tem por objetivo ajudar a desenvolver nas crianças o cuidado e o respeito pela natureza, estimulando nelas a curiosidade e a criatividade para pensar em formas de reduzir a quantidade de lixo que produzem, a imaginar no que conseguem fazer com o que pode ser reciclado e a cultivar em si mesmas o consumo consciente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com