TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  2/9/2018  •  Artigo  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

         A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

          Atualmente, é de fácil percepção alguns problemas que se encontram presentes no contexto educacional. Nesta perspectiva pode-se dizer que, o ato de ensinar está ligado as relações sociais, pedagógicas e didáticas, envolvendo assim uma série de recursos neste processo. Ensinar e aprender é algo que requer bastante atenção, desse modo faz-se necessário o uso de um processo didático, para que assim este processo de aprendizagem se torne cada vez mais dinâmico e significativo. Segundo CASTRO (2005), deve-se ensinar relacionando o aluno a sua própria realidade, ou seja, realidade e teoria, para que assim este processo de ensino-aprendizagem possa ocorrer e se viabilizar também por meio de ações práticas. Contudo, isto só pode ocorrer se houver um planejamento didático juntamente com uma metodologia de ação.

         Neste processo educacional se envolvem a cultura, família, comunidade, políticas sociais e todos profissionais envolvidos na escola, sendo assim todos representam um importantíssimo papel nesse contexto, onde devem caminhar juntos com essas crianças e adolescentes, procurando melhorias e levando a construção de conhecimentos, adequando aos valores que as seguirão por toda sua vida, ou seja, precisam incluir essa criança para assim conseguir uma aprendizagem de forma significativa.

         Outro fator que deve-se enfatizar é a falta de preparação dos professores para lhe dar com o deficiente, trazendo varias problemáticas, onde muitos desses estudantes concluem o ensino médio sem saber absolutamente nada, nem mesmo escrever e tornando-se de certa forma incapazes. Portanto o docente juntamente com o âmbito escolar deve pedir sempre que preciso a implantação de recursos e ferramentas para poder facilitar o desenvolvimento e o conhecimento dos alunos, conseguindo a interação deles e ao mesmo tempo obtendo a participação de todos.

         No entanto para que este processo de aprendizagem possa se viabilizar por meio da disciplina, é preciso pensar e repensar em um processo didático. Segundo CASTRO (2005), estes processos envolvem processos metodológicos que auxiliam na organização das aulas na perspectiva de aprendizagem. Uma vez que, é de fácil percepção encontrar docentes que entendem por ensinar e por um bom profissional aquele que vai há uma unidade escolar transmitir somente conteúdos ao educando de forma insatisfatória. Nesta concepção de disciplina e aprendizagem, o papel do professor que entende os processos didáticos e pedagógicos do ato de ensinar é de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem.

         Diante dos aspectos apresentados, pode-se perceber alguns fatores que influenciam no processo de ensino aprendizagem dos discentes. Dessa maneira faz-se necessário o uso de um processo didático, pois, a didática escolar é algo que causa uma certa transformação no ensino e no sujeito, quando utilizada de maneira eficaz com a intenção de melhorar o processo de ensinar.

         É evidente que o profissional docente precisa de estratégias didáticas no ensino. Além disso, o docente é responsável por enxergar diante dos seus alunos uma forma de avaliação até de si próprio, como uma forma norteadora dos conceitos aplicados. A didática é um aspecto construtivo que ajuda seus alunos no aprimoramento dos seus conhecimentos do conteúdo. Neste contexto de ensinar é de fundamental relevância destacar os recursos pedagógicos existentes nesse ato. Recursos estes, que podem ser classificados como questões didáticas e metodológicas e devem estar inseridos nas práticas educacionais, para que assim o processo de aprendizagem esteja interligado também a realidade do educando. Portanto, para revertermos essa situação é preciso uma qualidade de ensino diferenciado, nesse contexto podemos relacionar os conteúdos aplicados em sala com o cotidiano do educando, para uma melhor absorção dos conteúdos, levando-os a aprendizagem significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com