TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que forma o cuidar, o educar e o alfabetizar estejam presentes e articulados na ação docente.

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

 

 

 

Alunas:

 

Thaynara   Alves de Sousa     RA: 1321648

Jozinete Vitor Sales                  RA: 1317866

Michelle Correa Neves Barbosa RA: 1331045

 

 

 

Polo

 

TAGUATINGA

2014

De que forma  o cuidar,o educar e o alfabetizar estejam presentes e articulados na ação docente:

Ao longo dos tempos foram feitos diversos estudos sobre o desenvolvimento da criança, como a criança alcança o conhecimento, a melhor forma de alfabetiza-las, e sobre as demais fases da infância, porém essa importância que foi dada à educação é algo recente, recente porque foi somente em 1920 que a educação ganhou o seu lugar de destaque em nosso país, mas infelizmente o Brasil não possui uma educação como a educação dos países desenvolvidos ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançarmos uma educação de qualidade, porém algumas melhorias já foram feitas.

Podemos citar como um dos estudiosos mais importantes a respeito da educação e do desenvolvimento infantil: Jean Piaget, inclusive nesse semestre estudamos sobre as suas principais contribuições, na disciplina: psicologia construtivista, foi um psicólogo suíço que pode ser chamado de interacionista, ou seja, suas teorias declara que o desenvolvimento intelectual é resultado de um intercâmbio dinâmico e ativo entre uma criança e seu ambiente. ele foi um marco no que tange a educação, pois Piaget acreditou e comprovou que o conhecimento vem das descobertas que a criança faz.

As obras de Piaget leva à conclusão de que o trabalho de educar as crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno. Conhecer sua obra, portanto, pode ajudar o professor a tornar seu trabalho mais eficiente. Algumas escolas planejam as suas atividades de acordo com estágios do desenvolvimento cognitivo. Nas classes de educação infantil com crianças entre 2 e 3 anos, por exemplo, não é difícil perceber que elas estão em plena descoberta da representação. Começam a brincar de ser outra pessoa, com imitação das atividades vistas em casa e dos personagens das histórias. A escola fará bem em dar vazão a isso promovendo uma ampliação do repertório de referências. Mas é importante lembrar que os modelos teóricos são sempre parciais e que, no caso de Piaget em particular, não existem receitas para a sala de aula .

Outra importante contribuição que tivemos e podemos citar também foi: Emília Ferreiro, também nesse semestre tivemos a disciplina: Alfabetização e letramento, onde tivemos acesso as suas importantes contribuições, pois   nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 20 anos do que o da psicolingüista argentina Emilia Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As obras de Emilia – Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante – não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

Emilia Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança – ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita. De maneira equivocada, muitos consideram o construtivismo um método. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com