TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG

Rita Cristina da Silva

Yoko Rosana de Matos

IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mococa - SP

2016

IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rita Cristina da Silva[1]

Yoko Rosana de Matos[2]

RESUMO

O presente artigo trata da importância da psicomotricidade na Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades motoras, sócias, afetiva e cognitiva. Todas as crianças passam por diversas fases na infância e para que nestas fases possam ocorrer o desenvolvimento de modo significativo a elas é de extrema importância a intervenção de um profissional para auxiliar neste momento, auxiliando para que seu desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e psicomotor ocorra sempre da melhor forma possível. Com uma base concreta da psicomotricidade a criança conseguirá desenvolver facilmente as habilidades especificas em seu dia a dia. Esse trabalho tem por objetivo compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem na educação fazer algumas considerações sobre a importância de um trabalho Psicomotor na Educação Infantil. O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Foram identificados artigos e/ou trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais relevantes, disponíveis para consulta embase de dados. Para este estudo foi realizada uma leitura exploratória dos materiais bibliográficos pesquisados, logo ocorreu uma seleção do material, verificando a relevância dos achados. O processo de leitura dos materiais foi finalizado por meio de uma leitura interpretativa objetivando relacionar a temática proposta com o objetivo da pesquisa, possibilitando a construção de ideias próprias. Conclusão: Na Educação Infantil deve-se trabalhar bastante com a psicomotricidade pois ela é a base fundamental para desenvolvimentos posteriores, contribuindo para o desenvolvimento global da criança.

Palavras-chave: psicomotricidade, desenvolvimento, educação, criança

ABSTRACT: This article deals with the importance of psychomotor in Early Childhood Education in the development of motor skills, partners, affective and cognitive. All children go through different stages in childhood and that these phases may occur development significantly to them is very important the intervention of a professional to help at this time, helping to motor development, cognitive, affective and psychomotor occur always the best way possible. With a concrete base of psychomotor child get easily develop specific skills in their day to day. Objective: This study aims to understand the importance of psychomotor skills for development and learning in education to make some considerations on the importance of a Psychomotor work in early childhood education. Methodology: This study was conducted through a literature review of scientific articles and books, featuring this work as an exploratory research. articles and / or scientific papers published in national journals relevant, available for consultation embase data were identified. For this study an exploratory reading of bibliographical material surveyed was held soon there was a selection of material, checking the relevance of the findings. The process of reading materials was finalized through an interpretative reading aiming to relate the theme proposed for the purpose of research, allowing the construction of own ideas. Conclusion: In childhood education should work hard with psychomotor because it is the fundamental basis for further development, contributing to the overall development of the child.

Keywords: psychomotor – development - education - child

INTRODUÇÃO

Para um bom desenvolvimento do aprendizado das crianças é de extrema importância um bom desenvolvimento da psicomotricidade. O desenvolvimento acontece por meio de pequenos progressos que evoluem desde os movimentos mais rudimentares para a aprendizagem especifica, hoje em dia com a nova rotina das crianças e com o aumento da criminalidade as crianças não possuem mais a liberdade para de desenvolver livremente com os jogos clássicos e brincadeiras de ruas, por essa razão a importância de se trabalhar com psicomotricidade na educação infantil trabalhando com as brincadeiras clássicas como o pega-pega, equilibrar em um pé só, pular amarelinha, entre outras atividades, que são importantes nessa fase, trabalhando não apenas as habilidades motoras mais também cognitivo, afetivo, social de maneira intencional.[a]

Estimular o desenvolvimento motor, psicomotor, cognitivo, afetivo na criança nas series inicias da educação é de extrema importância para o mesmo não ter dificuldades quando adulto. Cabe lembrar, que criança não aprende e cria somente por imitação, devem oferecer brincadeiras criativas sem estabelecer tantas regras, devem oferecer um ambiente de aceitação, integração e liberdade, deixando as crianças livres para expressar sua imaginação.

A base para o trabalho na Educação Infantil é a estimulação do desenvolvimento do esquema corporal de modo que a criança por meio do movimento se descubra e aconteça o aprendizado de forma natural por meio do autoconhecimento corporal, pois a maneira mais fácil da criança se expressar é por meio dos movimentos.

  1. PSICOMOTRICIDADE

O desenvolvimento humano acontece por meio do movimento juntamente com a mente. O movimento é muito significativo para o ser humano, desde os primórdios o ser humano utiliza o corpo como uma forma para se expressar. Aos poucos com a estimulação acontece um aprimoramento deste corpo e acontece o movimento de forma mais organizada, esse aprendizado e aprimoramento é o que chamamos de psicomotricidade.

A psicomotricidade busca a aprendizagem e a adaptação do homem, é uma ciência que estuda a aprendizagem e o desenvolvimento através dos movimentos pensados. Psico são as características psicológicas de cada indivíduo, motricidade são os movimentos realizados pelo esqueleto, musculo e sistema nervoso periférico.

Portanto, a somática do Psico/Motricidade da essência à Psicomotricidade é que estimula a área psicomotora comentada por diversos estudiosos: saber fazer (cognição/memória), querer fazer (motivação controle das emoções) e poder fazer (atenção), visa a aprendizagem e adaptação holística do ser humano, que tem finalidade de associar o pensamento, ato e o gesto. Estudando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do indivíduo, podemos associar de forma coerente toda a dimensão de uma rede interdisciplinar que veio dar estudo ao movimento (FERNANDES, BARROS; 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com