TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA DA MAZE SOBRE PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/4/2016  •  Monografia  •  7.669 Palavras (31 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 31

RESUMO

O estudo apresentado a seguir trata-se de uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na Educação Infantil.

As teorias pesquisadas são referências que permitem um estudo sobre o desenvolvimento das várias etapas do crescimento do indivíduo em seus níveis: psicofísicos, psicológicos e psico-sociais. Neste sentido, os registros estudados foram focados no conjunto de habilidades que engloba a psicomotricidade: o domínio do esquema corporal, a coordenação visomotora, a relação espaço-tempo e outras.

Certamente,  foi  constatado através desta pesquisa, que um trabalho psicomotor na Educação Infantil , estimula e auxilia a criança na socialização, na expressão das emoções e se torna um rico instrumento de trabalho do professor que pretende desenvolver todas as competências necessárias em seus alunos.

Palavras chave: psicomotricidade, criança, desenvolvimento motor.

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é destacar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Sabe-se que é de suma importância um bom desenvolvimento psicomotor para que a criança tenha um bom desempenho escolar e um aprimoramento na sua auto-estima. A presença destas atividades pode transformar e modificar todos os espaços escolares, desenvolvendo nas crianças habilidades cognitivas, motoras e outras que são necessárias para o desenvolvimento da criança nesta fase. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de atividades lúdicas, estas  se conscientizem sobre seu corpo.

As atividades estimulam o desenvolvimento, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Isto significa que, conhecendo o corpo a criança terá maior habilidade para se diferenciar e para sentir.

Os professores de Educação Infantil precisam ter como pressuposto básico o desenvolvimento de atividades que proporcionam às crianças desenvolverem a coordenação psicomotora. Pois a base do desenvolvimento da criança se dá através do corpo, o que possibilita a criança vivenciar novas experiências que proporcionarão a ela a definição de seu “eu” em que todas as suas experiências serão vividas numa interação corporal, mental e social.

A psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.

Ao brincar, jogar, imitar, criar ritmos e movimentos, as crianças se apropriam da cultura corporal na qual estão inseridas. Neste sentido, as escolas de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde a criança se sinta protegida, acolhida e ao mesmo tempo segura para vencer desafios. Neste sentido, este trabalho sobre a psicomotricidade faz o professor refletir sobre o espaço que é dado ao movimento em todos os momentos da rotina na Educação Infantil e compreender que o lúdico  pode ajudá-lo a organizar melhor a sua prática, levando em conta as necessidades das crianças.

Para a realização desta pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico e como fundamentação teórica baseou-se nas abordagens de: LE BOULCH (1982), RCNEI (1998) e WALLON (1986).

O primeiro capítulo será dissertado sobre a criança e a Educação Infantil, reportando uma breve história da compreensão social, da formação e desenvolvimento dos sentimentos de infância.

O segundo capítulo apresenta-se um breve histórico da psicomotricidade e as etapas do esquema corporal.

O terceiro capítulo trata-se da importância da psicomotricidade na Educação Infantil. Para finalizar serão realizadas considerações finais do trabalho, onde se observa toda a problemática acerca da psicomotricidade na Educação Infantil e se os resultados foram satisfatórios.

Por fim, as referências bibliográficas utilizadas neste estudo.

CAPÍTULO - I

A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil surgiu quando as mulheres precisaram buscar o seu espaço no mercado de trabalho. Desde então, a Educação Infantil desempenha um importante papel social

Quando o autor afirma que a Educação Infantil seria considerada uma “ampliação para cima da família”, ele pretende mostrar que, ao entrar na escola a criança não deixa de lado a vida afetiva (centrada sobretudo na mãe) que vivia no lar. Ao contrário, ela está ali para ampliá-la, relacionando-se com professores , com outras pessoas ,com outras  crianças de diversas idades, com diferentes culturas e familiares diferentes dos seus. É importante ressaltar que qualquer aprendizagem está ligada à vida afetiva, portanto, não cabe à escola minimizar essa vida afetiva, mas sim ampliá-la, criando um ambiente sócio-afetivo e saudável para a criança.

As crianças da Educação Infantil têm necessidade de atenção, carinho, segurança e a falta destas necessidades dificultam o seu desenvolvimento, pois nesta etapa da educação , as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorre. Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada. Que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros,  em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. RCNEI (1998)

 Sendo assim,  o professor de Educação Infantil tem que ser polivalente, desenvolvendo várias coisas  com as crianças, como: cuidar, educar, brincar e outros,.

A criança na Educação Infantil vive um momento fecundo , em que a interação com as pessoas e as coisas do mundo vai levando-a a atribuir significados àquilo que a cerca.

As instituições de Educação Infantil são espaços propiciadores de diferentes experiências que se dão por meio de interações, que permite à criança a conquista de sua autonomia, de ação e de pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com