TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicomotricidade na Educação Infantil

Por:   •  16/4/2015  •  Monografia  •  6.247 Palavras (25 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

COLOQUE SEU NOME

Projeto de Monografia:

A Psicomotricidade na Educação Infantil

BARRA MANSA

2013


COLOQUE SEU NOME

A Psicomotricidade na Educação Infantil

BARRA MANSA

2013


SUMÁRIO

        

Página

1.      INTRODUÇÃO

1

1.1  TEMA E PROBLEMA

2

1.2  Objetivo geral e objetivo específico

2

1.3  Justificativa do trabalho

3

2.      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4

3.      METODOLOGIA

15

4.      RESULTADOS ESPERADOS

15

5.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

16

6.      BIBLIOGRAFIA

17

7.      RECURSOS NECESSÁRIOS

8.      CRONOGRAMA

200

                                                                                                                                                                

Introdução

         Na Lei de Diretrizes e Bases N°9394/96, artigo 21, inciso I, a Educação Infantil compreende a primeira etapa da Educação Básica, tendo um papel muito importante na formação da criança, pois é na pré-escola que acontece as descobertas, a exploração da criatividade, do brincar, da investigação e da expressão. Assim torna-se necessário o uso pedagógico de jogos e brincadeiras como forma de proporcionar o desenvolvimento psicomotor. Valorizando o trabalho da Educação Física no que diz respeito à exploração das experiências corporais da criança.

Desse modo, com a promulgação desta Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art.26 e inciso III, se delineia novas perspectivas para a Educação Física, tal como:

“A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar.”

Por isso, o desenvolvimento psicomotor passa a ser pré-requisito de conteúdos cognitivos. Desloca-se a preocupação da educação do movimento para a educação pelo movimento.

Vemos que os objetivos da educação infantil é o de ensinar a criança a observar fatos cuidadosamente, em especial, quando estes são contrários aos previstos por ela. Desenvolver habilidade de comunicação e expressão, também através da ação. Estimular habilidades motoras, que dependem do desenvolvimento neuromuscular; ou seja a aprendizagem também exerce influência sobre certas habilidades motoras como falar, escrever, abotoar e amarrar os sapatos.

Sendo assim, na educação infantil é essencial o trabalho com a exploração do corpo, a fim de fazer com que a criança se relacione com o outro, com o mundo externo e consigo mesmo através da ação. Através da Psicomotricidade, ciência que estuda o homem mediante seu corpo, que conseguiremos conhecer a formação corporal da criança, como ela se desenvolve e quais as suas capacidades, levando em conta toda a sua estrutura, desde sua idade, às suas limitações físicas. Contudo, nosso estudo vem ressaltar a importância de atividades como brincadeiras e jogos na função psicomotora para fazer do movimento um meio da criança estabelecer a comunicação entre o corpo e a mente, traçando um equilíbrio fundamental para o seu desenvolvimento em 3 fatores: motor, afetivo e cognitivo. 

Acredita-se que para ensinar eficientemente é preciso acompanhar às crianças e analisar suas necessidades e interesses. Dessa forma, procuramos entender a relação entre a idade da criança com a fase e caraterística motora pelas quais passam, estimulando seu trabalho corporal. Portanto destacamos a importância do conhecimento e utilização pedagógica da psicomotricidade no que tange a avaliação da criança, como forma de melhor acompanhar seu desempenho e detectar possíveis problemas de ordem motora, além de poder influenciar no seu processo de desenvolvimento pleno e global.

  1. Tema e Problema

A psicomotricidade tem um papel muito importante na formação do ser humano e seu trabalho na Educação Infantil exerce grande influência tanto no processo de desenvolvimento da criança, quanto na prevenção de problemas de aprendizagem devido à falta de habilidades motoras que estimuladas pelos movimentos realizados através de atividades orientadas e dirigidas pelo professor. Assim, precisam ser reorganizadas e reavaliadas pelo setor pedagógico da escola. Afinal a importância do acompanhamento e participação de todos os educadores envolvidos, em especial o professor de educação infantil, no qual esta em contato direto com as crianças e tem como função disponibilizar atividades que desenvolvam as capacidades físicas da criança acompanhando e analisando todo seu desempenho garantindo um crescimento pleno.

1.2.  Objetivo Geral e Específico

Objetivo geral: Nosso estudo tem por objetivo geral, descrever como o trabalho psicomotor na Educação Infantil é fundamental no processo ensino-aprendizagem dentro da área escolar em todos os seus aspectos, que contribuirão futuramente para uma boa formação cidadã e crítica dessas crianças desde sua primeira infância até a sua fase adulta. Além disso, trabalharão na estimulação das habilidades motoras e cognitivas da criança que deverá ser orientada e reorganizada dentro de um contexto educacional escolar pedagógico. Essas atividades também irão criar oportunidades da criança desenvolver capacidades de expressão e movimentos ampliando suas habilidades e influenciando em seu processo de estruturação corporal e cognitiva. Compreendendo assim, que a psicomotricidade voltada para as práticas pedagógicas auxiliam no processo de desenvolvimento integral da criança. Evitando futuros problemas e distúrbios psicomotores de maneira geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (318.2 Kb)   docx (395.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com