TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL.

Por:   •  25/5/2017  •  Artigo  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                      [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR  I

 ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

 

 

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM  INFANTIL.

Amanda Martins de Andrade                       RA: 430630
Patrícia Moraes Aparecido                           RA: 430647
Rafaela Moraes Aparecido                           RA: 430651

Roseli Cristina De O. Dias                           RA: 416422

                                                Simoni Claudio Firmino                               RA :428060

                            

 Tutor a Distância: Lindolfo  Martelli

Tutora Presencial: Alessandra Hoft  Puga

Pólo Barretos-SP

  

                            

 

 

BARRETOS - SP

OUTUBRO - 2015

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

ALVES, F. Psicomotricidade – Corpo, Ação e Emoção. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2003.

 

Em “Psicomotricidade - Corpo, Ação e Emoção”, a autora apresenta um estudo integrado, mostrando como pode ser útil conhecer e aplicar a psicomotricidade no dia-a-dia., e percebe-se através da obra que a psicomotricidade está presente nos movimentos mais simples e naturais, podendo ajudar os alunos a terem uma vida melhor, com confiança e aumento da auto estima.

Neste livro, através de exercícios práticos, percebe-se a importância do uso da   psicomotricidade para motivação e apoio aos alunos, evitando o fracasso escolar. . Aliando ações do corpo com à afetividade, 'Psicomotricidade - Corpo, Ação e Emoção', mostra que o bom desenvolvimento psicomotor é importante para fazer com que a criança melhore seu desempenho escolar e crie confiança em si, aprimorando sua auto-estima.

Esta obra ser-nos-á de muita utilidade para a elaboração do  trabalho de conclusão de curso, pois faz uma abordagem ampla e detalhada da teoria da psicomotricidade e da sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Trad. Por Ana Guardiola Brizolara. 7ª edição. Porto alegre: Artes Médicas, 1992.

O francês Jean Le Boulch, educador físico, médico e psicólogo criou em 1966 o Método da Psicocinética que propõe uma ciência do movimento humano aplicada ao desenvolvimento humano.

Segundo ele, aprender a escrever, ler e falar requer alta capacidade de coordenação fina, daí a importância de possibilitar um vasto repertório de vivências motora às crianças em todas as fases da infância, sendo  vital para todo o processo de desenvolvimento da criança para além do físico, mas também do cognitivo, social e afetivo.

Esta obra de Le Boulch nos permite ter uma visão geral da importância da psicomotricidade como uma ciência do movimento aplicada ao desenvolvimento humano, e será de muita utilidade para o desenvolvimento do projeto, pois o mesmo coloca em pauta estas questões.

LUSSAC, R. M. P. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. Rev. Dig. Buenos Aires. Ano 10, n° 126, 2008. Disponível em: http://www.efdesportes.com Acesso em: 04/out/2015.

Este artigo faz a investigação da história e do desenvolvimento da Psicomotricidade, além de apresentar o discurso de autores e instituições sobre o conceito e a definição de Psicomotricidade através de revisão bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo. Também são verificadas as áreas de intervenção da psicomotricidade e, respectivamente, dos psicomotricistas, nas quais foram verificadas basicamente três: educação, reeducação e terapia psicomotora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com