TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]LAURO DE FREITAS

2021


[pic 6]

NATHALIA ARISA DE SOUZA PRADO[pic 7]

A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE FISICA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL

Projeto apresentado ao Curso de Educação Física da Instituição União Metropolitana de ciência agraria e da saúde-UNIME.

Orientador: Barbara Caldeira Projeto


LAURO DE FREITAS

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

[a]

1 INTRODUÇÃO

Atividade física consiste no movimento corporal que irá promover o consumo de energia pelo corpo. A realização de exercícios físicos é muito importante para a manutenção da saúde do indivíduo e as condições proporcionadas pelo exercício físico podem vim a ser de grande relevância para as mulheres gestantes. Ao longo do tempo, foi percebida o quão valioso é o acompanhamento pré-natal durante a gravidez e da presença de diversos profissionais, dentre eles, o educador físico.

Exercitar-se vai além do que apenas perder peso, ele garante a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como a hipertensão, a diabetes, controla os níveis de colesterol e melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório.  Essas atividades proporcionam benefícios a gestante a curto prazo, como melhoria da musculatura do assoalho pélvico (durante a gravidez tem risco aumentado de lesão de trajeto e descida do feto) e benefícios a longo prazo como minimizar a retenção de peso pós-parto e surgimento da diástase.

O exercício, realizado durante a gestação, é chamado de exercício pré-natal, esse tem como objetivo melhorar a aptidão física e das condições de saúde da gestante.  É extremamente importante que as gestantes sejam acompanhadas por um profissional da área, pois esse irá prescrever os exercícios adequados para cada gestante e determinar os possíveis riscos que algum exercício possa trazer, visto que existem exercícios que serão contraindicados durante a gestação, como aqueles que exigem um grande esforço físico, levantamento de peso ou  aqueles que exijam grande tensões podendo levar a frouxidão de ligamentos como o do assoalho pélvico que durante a gravidez já se torna estirado.

Embora, os exercícios físicos tenham inúmeros benefícios durante a gestação, nem sempre ele será indicado. Lima e Oliveira (2005), abordam quando os exercícios não serão indicados quando as gestantes apresentarem as seguintes complicações: doença miocárdica descompensada, insuficiência cardíaca congestiva, tromboflebite, hipertensão essencial, anemia, doenças tireoidianas, obesidade mórbidas e diabetes.

Compreende-se, portanto, que realizar atividade física durante a gravidez é muito importante, uma vez que durante a gravidez o organismo da mulher sofre uma série de adaptações que associadas ao um hábito de vida inadequado, como o sedentarismo, podem trazer complicações a saúde da mãe e do feto. Ademais, é de grande necessidade um acompanhamento adequado por um profissional capacitado que irá realizar a prescrição dos exercícios permitidos.

1.1 O PROBLEMA

Qual a importância da atividade física para uma paciente gestante e quais resultados a curto e longo prazo eles apresentam?  

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Apontar os benéficos de uma prática do exercício físico durante o período gestacional.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Analisar os benefícios de uma boa prática física durante a gestação.
  • Abordar os exercícios físicos que podem e devem ser realizado pelas gestantes.
  • Relatar quando os exercícios físicos serão contraindicados para as mulheres grávidas.

3 JUSTIFICATIVA

A gravidez se caracteriza por um evento fisiológico, no qual durante o período gestacional o embrião irá se desenvolver. Embora seja um processo fisiológico, a mulher grávida sofre uma série de adaptações e modificações em diversos órgãos e sistemas do seu corpo, uma gestante sedentária, por exemplo, pode apresentar risco aumentado para diabetes gestacional, obesidade e pressão alta. Sendo assim, este segmento de pesquisa faz-se necessário para discussão, chamando ainda mais atenção para a Educação Física como uma medicina preventiva e deixando claro a importância do educador físico durante esse processo.

Quando se tem um acompanhamento com um profissional de educação física durante a gravidez, a gestante e o feto são proporcionados por vários benefícios ao realizar prática de exercício. Tais benefícios como redução da retenção de peso pós-parto, melhora na postura e dores nas costas, maior flexibilidade, aumento da autoestima e fortalecimento da musculatura pélvica.

Torna-se evidente, o quão fundamental esse trabalho é para entender os benefícios que uma boa prática física pode favorecer a uma mulher durante a gravidez e pós-parto, assim como de mostrar a importância do educador físico no acompanhamento gestacional, para proporcionar melhora na saúde e, ainda, o de minimizar riscos tanto para mulher quanto para o feto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (238.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com