TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  2/7/2016  •  Artigo  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Danúbio Borges da Silva

RESUMO

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a importância de aprender o tema esporte nas aulas de Educação Física em âmbito escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a importância deste conteúdo, especificamente na disciplina de Educação Física, sendo uma principal ferramenta utilizada da Cultura Corporal do Movimento, bem como suas aplicações, contribuições positivas e negativas no ambiente escolar além de compreender a prática pedagógica do professor . Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como BARBIERI (1998), FERREIRA (2001), KUNZ (2001), PILATTI (1995), SANTIN (2007), SILVEIRA (2004) entre outros , procurando enfatizar a importância deste conteúdo nas aulas. Concluiu-se que é muito importante ter o conteúdo desportivo nas aulas de Educação Física com professores conscientes de seu papel, com metodologias adequadas, para não tornar esse conteúdo único e nem excludente afim, de torná-los como objetos educativos aos alunos, trabalhados pedagogicamente, com compreensão crítica das práticas esportivas, potencializando os sujeitos a estabelecer vínculos com o contexto sociocultural, para em fim, contribuir para sua formação de cidadãos autônomos, democráticos e participativos. .

Palavras-chave : Conteúdo. Educação Física. Esporte.

Introdução

O presente trabalho tem como tema a importância do conteúdo esporte na escola, especialmente contemplada na disciplina de Educação Física .

Nesta perspectiva, construíram-se questões que nortearam este trabalho:

• Na escola, ou seja, nas aulas de Educação Física, o esporte foi e continua sendo o conteúdo predominante da Cultura Corporal de Movimento?

• Qual deve ser a colaboração deste conteúdo nesta disciplina para que favoreça o sucesso de ensino-aprendizagem dos alunos?

• Qual é o papel do professor de Educação Física no ensino do esporte?

Os esportes estão presentes no nosso dia a dia, sejam através de transmissões de jogos pela televisão, programas esportivos, jornais, rádios, ou até as práticas dos mesmos em praças públicas, clubes, nas escolas onde são contemplados por uma disciplina especifica: na Educação Física. Daí a importância de refletir sobre as reais contribuições de aprender este conteúdo nas aulas, e porque dar maior enfoque, sendo que existem vários outros dentro dessa disciplina, em âmbito escolar.

Vários autores conceituam a Educação Física escolar e sua prática, além da importância das possibilidades pedagógicas através dos esportes, porém, os professores dessa disciplina tratam esse fenômeno como conteúdo único e supremo nas aulas e questionam por que outros conteúdos não esportivos, como jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas não fazem parte de sua prática.

A Educação Física, segundo Pilatti (1995), há muito tempo foi conhecida e, talvez ainda seja conhecida por alguns profissionais, como esporte. Ou seja, Educação Física é igual a esporte. Interpretavam ser a mesma coisa. Mas não podemos negar é que uma não pode negar a outra, mas sim, ter clareza em interpretar as ideias de cada uma delas no momento de trabalhar.

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é, investigar a importância do conteúdo esportivo nas aulas de Educação Física, bem como suas aplicações, contribuições positivas e negativas no ambiente escolar.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: BARBIERI (1998), FERREIRA (2001), KUNZ (2001), PILATTI (1995), SANTIN (2007), SILVEIRA (2004).

Desenvolvimento

A escola é responsável pela transmissão formal e sistemática do conhecimento. Nesse sentido, tem o princípio de promover a educação no intuito de que os educandos ultrapassem a dimensão do senso comum em direção à razão crítica, desenvolvendo-os em sua totalidade – orgânica, intelectual, social e política. Na escola configura-se como um dos espaços de organização social onde as práticas desportivas também acontecem. Muitas vezes é o local onde muitas crianças tem o primeiro contato com esportes. Mas, outras crianças, ao contrário, já tiveram alguma influência em praticar algum, ou já tem conhecimentos prévios de alguma modalidade esportiva praticada pelos pais, até mesmo já praticam.

A aprendizagem da criança começa antes de frequentar a escola, ou seja, elas já têm uma bagagem de conhecimentos culturais provenientes da família, ou do ambiente que estava inserido. Nesse sentido, os esportes estão presentes na vida diária do ser humano através dos mais variados meios de comunicação como jornais, televisão, revistas e estas mídias contribuem para cada vez mais nos aproximarmos deste fenômeno, pois tem a magia de integrar os indivíduos independentes da classe social, raça ou religião, desenvolvendo a capacidade de trabalhar em grupo.

Os PCNs (Brasil, 1998, p.70) atribui-se ao esporte a seguinte definição:

[...] considera-se esporte as práticas em que são adotadas as regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional. Envolvem condições espaciais e de equipamentos sofisticados como campos, piscinas, bicicletas, pistas, ringues, ginásios etc. (BRASIL, 1998, p. 70).

Muitos autores interpretam o que é esporte, mas é muito difícil chegar a uma definição completa. Santin (2007, p.256) conceitua como “esporte é uma institucionalização, uma reordenação e uma reorganização normativas de um fato anterior. Esse fato anterior é o jogo”. O jogo passa a se tornar esporte, quando recebe uma regulamentação, parâmetros obrigatórios para ser praticado. O desporto ou esporte é considerado como atividades competitivas que exigem certa dose de habilidades físicas, predominando exigências, o estresse, situações de êxito ou fracasso, podendo ser praticado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com