TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação nas Aulas de Educação Físicas Escolar

Por:   •  11/4/2018  •  Monografia  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DAISE FREITAS MIRANDA

LUCIANA DA COSTA OLIVEIRA

AVALIAÇAO EM EDUCAÇÃO FISICA: AVALIAÇÃO DO PROCESS ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

ARAGUAÍNA

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução
  1.  Delimitação do problema
  2. Objetivo
  3. Justificativa
  4. Delimitação
  1. Referencial Teórico
  1. Metodologia
  1.  Tipo de Pesquisa
  2. População e Amostra
  3. Instrumentos
  4. Procedimentos
  5. Análise e Tratamento dos Dados
  6. Cuidados Éticos
  1. Cronograma
  1. Referência Bibliográfica
  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal.

As explicações teóricas sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem na educação física no Brasil vêm apresentando limitações.

Essas limitações decorrem, basicamente, do entendimento restrito sobre avaliação do ensino e, ainda, por se buscar esse entendimento à luz de paradigmas (referências filosóficas, científicas, políticas) tradicionais, insuficiente para a compreensão desse fenômeno educativo em uma perspectiva mais abrangente.

Diante disso, é necessário considerar que a avaliação do processo ensino-aprendizagem determinada está relacionada ao projeto pedagógico da escola, está relacionada também pelo processo de trabalho pedagógico, processo inter-relacionado dialeticamente com tudo o que a escola assume, corporifica, modifica e reproduz e que é próprio do modo de produção da vida em uma sociedade capitalista, dependente e periférica.

Este trabalho tem como finalidade verificar como são realizadas as avaliações em sua prática pedagógica nas aulas de educação física. Onde se pretende investigar como essas avaliações pode auxiliar no desenvolvimento do ensino aprendizagem.

Portanto, acredita-se que esta pesquisa trará contribuições para o contexto educacional, permitindo aos professores uma reflexão acerca de mudanças de transformação eu sua prática pedagógica.

        

1.1 PROBLEMA

Os PCN’s consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Dessa forma, os critérios explicitados para cada um dos ciclos de escolaridade têm por objetivos auxiliar o professor a avaliar seus alunos desse processo, abarcando suas múltiplas dimensões. Também buscando explicitar os conteúdos fundamentais para que os alunos possam seguir aprendendo.

Diante isso, quais as condições concretas e objetivas estão sendo utilizadas através do professor para a avalição do processo de ensino-aprendizagem de crianças do 6° ao 7° ano das escolas estaduais de Araguaína-To?

  1.  OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Investigar avaliação do processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Física da escola estadual da cidade de Araguaína-To

  1. Objetivo Específico avaliação

 

  • Fazer um levantamento dos métodos utilizados pelo professor para o desenvolvimento da avaliação escolar;
  • Reconhecer a importância da avaliação do processo de ensino aprendizagem da educação física escolar;
  • Verificar quais os critérios de avaliação que o professor utiliza no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula;

  1. JUSTIFICATIVA

O principal propósito desta pesquisa e levar ao conhecimento que o processo de ensino-aprendizagem não e apenas colher dados como: aplicar testes, levantar medidas ou te mesmo selecionar e classificar alunos ela esta muito além.

Justifica-se, portanto, desenvolver este estudo para investigar como são realizadas as avaliações nas aulas de educação física no processo ensino aprendizagem na escola estadual da cidade de Araguaína-To. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa bibliográfica a fim de compreender o processo de utilizações de avaliação na prática pedagógica do professor da escola. A avaliação, portanto, deve servir para indicar o grau de aproximação ou afastamento do eixo curricular fundamental, norteador do projeto pedagógico que se materializa nas aprendizagens dos alunos.  

Neste contexto, a avaliação pode enriquecer a aprendizagem, promover a interação e a construção do conhecimento do aluno.

  1. DELIMITAÇÃO

         No processo de avaliação física se o professor não estive com o seu plano coerente com a escola para desempenhá-la de forma que o aluno venha desenvolver atividades tantos individuais como coletivas o mesmo terá um grande problema.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

A educação física escolar busca ingressar uma nova proposta que visa diversificar e humanizar a prática pedagógica, para um trabalho que incorpore as dimensões cognitivas, socioculturais e afetivas dos alunos ela e muito importante, pois a mesma possibilita aos alunos a terem a oportunidade de desenvolver desde cedo principalmente nas series iniciais do ensino fundamental habilidades corporais e atividades como lutas, danças, jogos, ginasticas, natação com varias finalidades tanto para lazer ou para expressões de sentimentos.

O processo de ensino aprendizagem dentro da escola teu um papel importante no desenvolvimento comportamental e agregação de valores aos educando. Neste sentido, a ação recíproca estabelecida caracterizada pela escolha de métodos e conteúdos, sistematização didática para dar mais facilidade aos conteúdos a serem ministrados.

Como afirmam Betti & Zuliane (2002), o professor de Educação Física é dono de uma condição privilegiada para avaliar valores e atitudes, uma vez que os comportamentos tornam-se muito evidentes nas aulas, pela natureza dos seus conteúdos e estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com