TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  9/3/2019  •  Resenha  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING

INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE

CIÊNCIA DA SAÚDE

GRADUAÇÃO PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

SALOMÃO JOSÉ DE LIMA FILHO

O ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

RECIFE

2015

SALOMÃO JOSÉ DE LIMA FILHO

O ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Artigo apresentado como requisito para conclusão do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física.

Orientador: Professor Mestre Fabio Cunha de Sousa.

        

Recife

2015

O ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

SALOMÃO JOSÉ DE LIMA FILHO

Resumo

O esporte é um fenômeno social e tema da cultura corporal, sendo utilizado como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, é considero uma das atividades que mais desperta o interesse dos alunos. Uma proposta pedagógica de ensino deve ser voltada a faixa etária do aluno respeitando a cada ciclo de ensino, por onde o aluno possa ser motivado, estimulado e ter autonomia para realizar as atividades, com isso surgiu o objetivo de Analisar o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física escolar. Nesse contexto este estudo preocupa-se em estudar através de uma revisão bibliográfica, as relações entre alguns autores. Através dos resultados da pesquisa, foram observado as contribuições do esporte nas aulas de Educação Física escolar e também as relevâncias do esporte nas aulas de Educação Física escolar. Concluímos que o esporte como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, deve ser abordado a vim formar idéias críticas e fazer com que os alunos sigam uma sequência pedagógica de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Educação Física escolar. Esporte.        

Abstract

Sport is a social phenomenon and theme of body culture, being used as content of the lessons of Physical Education, is consider one of the activities that most catches the interest of the students. A pedagogical proposal of education should be geared to age student respecting each cycle of education, where students can be motivated, encouraged and have autonomy to carry out the activities with that came the order to analyze the sport content to classes school Physical Education.In this context, this study is concerned with study through a literature review, the relationship between some authors. Through the results of the research, it was observed the contributions of sport in the classes of Physical Education as well as the sport's relevance in the lessons of Physical Education. We conclude that the sport as content of the lessons of Physical

KEYWORDS: Education. School Physical Education. Sport.

Introdução

Com a Educação Física inserida nas disciplinas escolares como conteúdo obrigatório, os estudantes tem direito a ter aula de Educação Física na grade curricular, como conteúdo pedagógico de ensino através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,LDB 9.394/96. Sendo assim a Educação Física escolar é constituída por alguns conteúdos, estando entre estes o esporte.

           O ensino do esporte como conteúdo escolar, é considerado como uma das atividades que mais desperta o interesse dos alunos, pelo falo de algumas práticas serem realizadas e jogadas em conjunto havendo um interação social. Conforme Bracht(1988, p.23), “Assim a Educação Física parte integrante da Educação, tem ela também uma função social positiva e importante”.

Atualmente, o esporte vem sendo discutido e questionado como conteúdo pedagógico na Educação Física escolar, no que se refere à sua relevância e contribuição para a formação do aluno dentro do contexto escolar. As aulas de Educação Física escolar, não são necessariamente fazer com que os alunos se transforme em atletas, mas sim, que obtenha conhecimentos básicos como por exemplo, a história de um determinado esporte, regras e entre outros, como também é de grande importância vivenciar uma determinada pratica esportiva (SOARES et al, 1992).

A proposta pedagógica de ensino deveestar diretamente relacionada a faixa etária do aluno respeitando-o a cada ciclo. Uma proposta de ensino deve estar integrada, onde o aluno consegue tomar decisões e consegue se assegurar durante as dificuldades, ter autonomia e motivação para dar continuidade a esse processo. Segundo Freire (1994), as atividades propostas pelo professor devem ser compatíveis com o grau de desenvolvimento dos alunos.

Entretanto, vem se observando a prevalência do conteúdo esporte, como apontam Paes (2001) e Rosário e Darido (2005). A respeito do ensino do esporte nas aulas de Educação Física escolar, conforme (SOARES et al, 1992) diz que: O esporte é um fenômeno social tema da cultura corporal e merece ser ofertado na escola. Mais em relação a técnica esportiva, os autores dizem que, não é apenas ficar nos gestos técnicos, contudo não significa retirá-los das aulas de Educação Física escolar, mais colocando limites, pois não é apenas tendo conhecimentos técnicos que o aluno possui o conhecimento de um determinado esporte.

 A Educação Física vem passando por alguns problemas no contexto escolar, desde a falta de planejamento e direcionamento específico para cada ciclo. Dessa forma surgiu o interesse de realizar essa pesquisa com o objetivo de analisar o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física escolar.

Delineamento Metodológico

A pesquisa, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica, que segundo Gil (2008), “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos”.

Foramdescritos os bancos de dados que forneceram as respostas adequadas para a solução da pesquisa proposta: As buscas foram realizadas através de livros e artigos científicos, onde foram acessados na base de dados Scielo e as buscas também foram feitas em revistas como: Movimento, Motriz, Motricidade e pensar a prática. As seguintes palavras chaves foram aplicadas: Esporte, Ensino do esporte, Educação Física escolar e ensino do esporte, com os seguintes descritores: AND ou OR.

Para a seleção das fontes, foram consideradas como critério de inclusão as bibliografias, que abordassem o ensino do esporte nas aulas de Educação Física escolarvoltado a temática e foram excluídos aqueles que não atenderam a temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com