TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DO ESPORTE NA VIDA DA CRIANÇA

Por:   •  4/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU

A INFLUENCIA DO ESPORTE NA VIDA DA CRIANÇA

BRUNO GIOVANI

FELIPE SARZI

JULIO CESAR

VINICIUS GABRIEL

BOTUCATU, SP

MAIO– 2017

SUMARIO

1 Introdução.........................................................................................................3

2 Revisão de Literatura........................................................................................4

   2.1 Esporte na educação Infantil......................................................................4

   2.2 Benefícios do Esporte.................................................................................5

   2.3 Desenvolvimento da pratica esportiva na infância e adolescência.............6

3 Metodologia......................................................................................................7

4 Resultado e Discussão.....................................................................................8

5 Conclusão.......................................................................................................17

Referências........................................................................................................18

INTRODUÇÂO

Na sociedade a prática de esportes e exercício físicos felizmente encontra-se presente na vida das crianças e adolescentes, a atividade física regular já faz parte do cotidiano das crianças e de milhares famílias, ainda mais falando de saúde, o esporte é benéfico a todos, para a criança pode ser um fator fundamental de desenvolvimento e de crescimento desde que contribua de forma positiva, para o seu físico e sua mente. Vários estudo com crianças e adolescentes tem demonstrado os benefícios das atividades físicas no estimulo ao crescimento e evolução da criança, na prevenção da obesidade, incremento da massa óssea aumento da sensibilidade a insulina, diminuição da pressão arterial e da capacidade de trabalhar em equipe, também é conhecido o fato de que a atividade física realizada de forma imporia em desacordo com a idade pode causar riscos de lesões, fratura e disfunção menstrual.

 Vendo por esse lado o objetivo se torna interessante em fazer uma revisão crítica e atualizada sobre o impacto do esporte (pratica de exercícios individual ou coletivamente, com finalidade competitiva) e atividade física (pratica de exercício, individual ou coletivamente, sem finalidade competitiva) no crescimento, desenvolvimento puberal e mineralização óssea da criança e adolescentes sem prejuízo da saúde.

Levamos em conta para realizar a pesquisa, como a criança desenvolve, o físico e mentalmente com a realização de práticas esportivas, se as atividades esportivas ajudam no desempenho escolar, na socialização e integração das crianças.

 

2. Revisão de Literatura

2.1 Esporte na educação infantil

   Através do esporte a educação das crianças e adolescentes se tornam um fator de princípio entre elas, o esporte ajuda as crianças com problemas de relacionamento a se relacionarem melhor com seus amigos de uma maneira educada, e ajuda também descobrir o corpo. Segundo Florindo e Ribeiro (2009, p.23):

As atividades físicas fazem parte do desenvolvimento humano, e muitos benefícios começam com a sua prática na fase de infância e adolescência. Na atualidade, observamos uma mudança no estado nutricional, com aumento, desde excesso de peso e obesidade e, evidentemente, aumento de agravos e doenças crônicas.

   Especialistas recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e habilidades motoras de cada criança, o esporte não deve ser impostos nem visto de cada criança, o esporte não deve ser imposto pelos pais, de quererem transformar seus filhos em atletas, a criança tem que gostar e se divertir com o esporte que escolhera. E Rose (2009, p. 103) afirma:

A expectativa de torna-se um grande atleta leva muitos jovens a abandonar suas atividades básicas, como, por exemplo, estudar, para se dedicar a uma atividade que demanda grandes sacrifícios e entrega total.

 O mais importante é manter o esporte como forma de desenvolvimento e ocupação da criança, se ela vai ou não se destacar na sua modalidade só o tempo irá dizer, se os treinos não servem para que ela tenha grandes performances, ao menos podem torna-las mais saudáveis física e mentalmente, e menos suscetíveis ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais. A importância de se praticar esportes na educação infantil, vem da boa influência passada pelos adultos, e também de lugares que sejam um ambiente agradável, com brincadeiras e muita diversão, incluindo os esportes, para que as crianças se sintam-se envolvidas e o momento se torne extremamente prazeroso, incentivar de maneira saudável as crianças praticarem esporte com certeza trará muitos benefícios para a sua vida, além dos aspectos fisiológicos e motores dentre outas coisas o esporte tem a competência de ensinar a criança a lidar e se relacionar com comportancia e adversários, desenvolver valores de comparação com respeito as diferenças, aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades.

2.2 Benefícios do esporte

   O começo da criança no esporte, geralmente com elas muito jovens iniciam-se no esporte por influência de amigos, meios de comunicação, pais e etc. Mas temos que levar em conta que a criança, sobretudo diverte-se, nunca obrigando-as a fazerem aquilo que não tenham vontade. O esporte deve ser introduzido na vida da criança de uma forma agradável para que satisfaçam-se suas necessidades lúdicas. Como diz Macedo, Petty e Passos (2009, p. 13).

O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas às suas necessidades de sobrevivência (repouso, alimentação, etc.). Todas as crianças brincam se não estão cansadas, doentes ou impedidas. Brincar é envolvente, interessante e informativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (319.5 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com