TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Arte Marcial no Contexto Escolar

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

LOPES, Deny Silva. A importância da Arte Marcial no contexto escolar. 2019. 13 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Itajubá, 2019.

RESUMO

As artes marciais surgiram desde o começo da humanidade e fazem parte da cultura corporal impostos pelos conceitos Curriculares Nacionais do ensino fundamental. E assim mesmo nas aulas de educação física as lutas é um conteúdo que quase não é trabalhado. O objetivo do estudo foi analisar os benefícios que as artes marciais poderiam proporcionar as aulas de Educação Física Escolar. Foi feita uma pesquisa de revisão de literatura de estudos publicados e em livros com a temática do ensino de lutas no ambiente escolar. Um dos objetivos e dever da Educação Física Escolar é proporcionar ao aluno um conhecimento mais a fundo da cultura corporal do movimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tem o objetivo definir as artes marciais como práticas pedagógicas eliminando a ideia de violência. Hoje em dia podemos citar as lutas como atividades de lazer, defesa pessoal e coordenação motora. Além de serem vistas como um estilo de vida orientado pelos diversos estilos culturais. Trabalhadas de forma correta as artes marciais podem estimular e melhorar o equilíbrio, a força e a coordenação motora. Capacidades físicas importantes para a vida do aluno. Mesmo trazendo benefícios importantíssimos e pouco trabalhado pelos professores, com a justificativa de que falta experiência e vivencia com o conteúdo, e a falta de recursos por parte das escolas. Essa é uma questão que também deve ter a iniciativa dos professores, buscar dominar mais o assunto e as escolas fornecerem recursos aos profissionais.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Lutas. Artes Marciais.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        6

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        11

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO                                                    

Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que busca explorar as capacidades físicas e a aplicação do movimento humano por meio da prática de atividades corporais (RUFINO; DARIDO, 2013).

Nas aulas Educação Física Escolar seria ideal que os alunos tivessem varias oportunidades de praticar o máximo de variedades possível de práticas corporais, como: Danças, Jogos, Lutas, Esportes, Atividades Expressivas, como é sugerido pelos (Parâmetros Curriculares Nacionais) PCN’s (LEITE, et al,2012).

Entende-se por artes marciais, não apenas as modalidades como Judô, Karatê ou Jiu-jitsu, mas também a prática informal, propiciando ao educando abordar as artes marciais de diferentes formas no conteúdo da educação física escolar (FERREIRA, 2006).

Neste contexto Gomes, (2014) relata que as artes marciais podem ser aplicadas como prática de esporte proporcionando atividades com o aluno que vão além do movimento corporal, procurando passar a não violência e autodefesa, como uma de suas filosofias, servindo assim como um dos instrumentos no auxílio da prática didático pedagógica da Educação Física Escolar.

As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais tem um enorme valor cultural e precisa ser valorizado e reconhecido na prática da Educação Física (BRASIL, 1997).

Mesmo com todo o potencial pedagógico as artes marciais são conteúdos pouco trabalhados nas escolas devido á falta de especialidade dos professores e as estruturas (RUFINO;DARIDO,2013).

Dentro da compreensão dos PCN’s, a luta se define como disputas em que os oponentes devem ser vencidos. São caracterizadas por uma regulamentação específica da modalidade a fim de punir as atitudes de violência e deslealdade (BRASIL, 1997).

De acordo com Gomes, (2014) as artes marciais além de trazer vários benefícios físicos, motores, sociais e cognitivos estimulam o aluno a enfrentar as dificuldades cotidianas preparando-o para vida.

As artes marciais utilizam vários testes de si mesmo, através de um sistema de acertos e erros, e sempre propõe ao praticante alcançar o melhor de si, quando estuda seus princípios fundamentais e procura sempre se tornar melhor do que antes, tanto em sentido de técnica de luta quanto em crescimento pessoal, afetivo e social (MONAHAN, 2007).

De acordo com Smith (2010) entre 58% e 70% das crianças usam a luta no “recreio/intervalo” entre as aulas na escola como uma brincadeira. O tema de lutas é uma inigualável ocasião para aproximar a escola ao aluno, ainda que muitos especialistas possam considerar as artes marciais como uma modalidade que incentiva a perversidade, estudos comprovam que a prática desta modalidade ajuda no comportamento ofensivo dos alunos, tornando-os menos agressivos.

As artes marciais vêm elevando cada vez mais dentro da sociedade e sendo procurada por diferentes classes sociais e faixas etárias, visando que ela coopera para a redução da agressividade dos praticantes, além de trabalhar os aspectos psicomotores. As artes marciais não só se vivenciam somente na prática, pode ser também trabalhada de maneira teórica, através de arquivos históricos das modalidades existentes. As artes marciais devem ser inseridas nos planos de aulas dos professores de educação física auxiliando como instrumento pedagógico. O ato de lutar deve ser incluído no âmbito histórico social cultural do homem, já que o homem dependia da luta para sua sobrevivência desde a pré-história (FERREIRA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com