TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da VIII CNS Para a Criação do Sistema Único de Saúde.

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.651 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da VIII CNS para a criação do sistema único de saúde.

Essa conferência nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um dos momentos mais importantes para a criação do sistema único de saúde no Brasil. Neste processo o País teve uma política de saúde claramente definida constitucionalmente no sentido de politica publica, como politica social mudando sua forma de operar. Foi importante a participação da sociedade de forma fundamental para a transformação dos serviços de saúde. Muito profissionais tanto da área da saúde, movimentos populares de Saúde, sindicatos, e mesmo grupos de pessoas não diretamente vinculados à saúde reuniram-se para participar deste processo. Essas classes unidas proporcionaram a reforma sanitária que deu força à mesma justamente pela promulgação da Constituição Federal de 1988. Daí por diante houve uma ruptura com as políticas antigas garantindo o acesso à saúde como direito social universal.

Somente com a criação do conselho nacional de saúde e com a participação da sociedade civil pode-se lutar e vencer os conservadores que eram contrários aos direitos sociais. Com uma atuação em plenária nacional as entidades de saúde conseguiram pressionar o congresso nacional e ao mesmo tempo passar por cima dos conservadores aprovando o sistema único de saúde e seus princípios.

O sistema único de saúde foi bem elaborado e bem organizado, a forma que a sociedade interviu de diferentes formas para poder garantir os direitos igualitários para todos foi uma grande conquista nesta oitava conferencia nacional de saúde. É uma pena que para tudo funcionar como deveria funcionar depende muito de uma gestão que funcione de uma forma correta sendo fiscalizada por gestores de confiança que não sejam atingidos pela corrupção que acaba favorecendo os mais privilegiados. Infelizmente o conceito de cidadania que a constituição assegura e foi conquistado com muita luta pelos representantes do povo ainda não é traduzida como as condições de vida necessária a população.

Conclusão

Vemos através de nossa história que as pressões da sociedade foram um dos fatores fundamentais para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma conquista extraordinária para todos os Brasileiros na reforma sanitária. É uma pena que ao analisar fatos recentes e levantamentos de recursos destinados ao programa pelo governo brasileiro temos uma realidade bem diferente. Um país com um dos maiores PIB da América latina, mas que não possui uma gestão correta para sua população se torna uma calamidade. É fato que as leis e a forma que foi elaborado o SUS o faria um dos melhores sistemas de saúde. Só não vemos na prática esse funcionamento pela falta de Gestão correta dos governantes para fazer cumprir o que foi promulgado na formulação de seu estatuto. Somente com a cobrança da população e juntamente com as entidades que representam a mesma poderemos um dia a voltar a sonhar com a saúde como direito de todo cidadão sem exclusões de acesso a mesma como temos visto nos noticiários diários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com