TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do sistema de controlo interno para as empresas, estudo de caso nas áreas de compra e venda da empresa Bento,SA

Por:   •  5/11/2018  •  Monografia  •  21.328 Palavras (86 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 86

Universidade do Mindelo

Departamento de Ciências Económicas e Empresariais

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresa

Monografia, do trabalho do fim de curso:

A importância do sistema de controlo interno para as empresas, estudo de caso nas áreas de compra e venda da empresa Bento,SA

Roberto Carlos Oliveira rodrigues

Universidade do Mindelo

Departamento de Ciências Económicas e Empresariais

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresa.

Roberto Carlos Oliveira rodrigues

        

Trabalho de fim de curso para cumprimento dos requisitos necessários a obtenção do grau de Licenciatura do Curso de Organização e Gestão de Empresas da Universidade do Mindelo

        

Orientadora: Dr.ª Maria Auxiliadora Silva

Termo de responsabilidade

Eu, Roberto Carlos Oliveira Rodrigues, aluna do 4º Ano do Curso de Organização e Gestão de Empresas, da Universidade do Mindelo, tendo realizado o trabalho de fim de curso e um estudo de caso na empresa Bento,SA na Área de Controlo Interno, sob a orientação da Dr.ª Maria Auxiliadora, responsabilizo pela veracidade de todas as informações contidas nesta Manográfica.

Comprometo ainda que as informações recolhidas terão apenas a utilidade de carácter académico no âmbito do Curso frequentado.

São Vicente, _______________ de 2013

O aluno

_________________________

// Roberto Carlos Oliveira rodrigues //

A Orientadora

_______________________________

//Dr.ª Maria Auxiliadora Silva//

Agradecimento

Apos o término da monografia relativamente a licenciatura do curso de organização e gestão de Empresa, e com o culminar de uma longa trajetória, torno claro e publico e expresso o meu profundo agradecimento a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta ajudaram-me durante todos este percurso.

De destacar a minha família, em especial a minha mãe que sempre apoiou-me tanto emocionalmente como financeiramente e aos meus amigos.

A minha orientadora Dr.ª Maria Auxiliadora por todo o apoio e pela sua disponibilidade, onde sempre esteve disponível em ajudar no que toca a esclarecimento, correções, críticas, bem como no apoio moral e motivacional durante o decorrer do trabalho. Ao professor Graciano pela sua disponibilidade que sempre teve e prestar qualquer esclarecimento, correções, etc..

Aos meus colegas e docentes e todo o pessoal da UM, que sempre foram muitos acolhedores.

Ainda referir também a oportunidade oferecida e aproveitada pela empresa Bento,SA e a todo o seu pessoal que durante a realização do estágio, da aplicação dos questionários e da entrevista foram muitos recetivos.

Resumo

Assim como em todas as áreas, quem não acompanha as exigências da globalização que é de constantes mudanças a todos os níveis, também no mundo empresarial quem não seguir as exigências, mais precisamente, de mecanismos de controlo interno cada vez mais sofisticados com atualizações constantes, esta condenada a estagnação ou ate mesmo a falência.

Nenhuma empresa por mais pequena que seja pode exercer a sua atividade sem implementar qualquer sistema de controlo, pode ser manual ou eletrónico. Quanto mais a empresa for crescendo, mais sofisticado vai-se tornando o sistema. De tal forma que para uma simples controlo monetário (ativos mais vulneráveis) se passara progressivamente não só para as operações de compra e venda como para todas as operações em geral.

O presente estudo através de conteúdos teóricos e de um estudo de caso procurou-se destacar a importância da implementação do sistema de controlo interno, tendo sido realizado um estudo de caso na empresa Bento,SA nas áreas de compra e venda para a fundamentação pratica do referido tema através da identificação das medidas de controlo interno ai implementadas bem como a sua avaliação. E em sintonia com os resultados obtidos foi sugerido algumas melhorias.

Palavra-chave: sistema de controlo interno, avaliação, áreas de compra e venda.

Abstract

As well as in all of the areas, who doesn't follow the demands of globalization that is constantly changing in all levels, also in the business world, who doesn't follow the demands, more precisely, of mechanisms of internal control more and more sophisticated with constant updating, it is condemned to stagnation or even to bankruptcy.

Any company, no matter how small it is can exercise its activity without implementing any control system; manual or electronic. As long as the company grows, the system will become more sophisticated. In such a way that for a simple one control monetary (more vulnerable assets) had happened progressively not only for the purchase operations and sale as for all of the operations in general.

The present study through theoretical contents and a case study tried to detach the importance of the implementation of the system of internal control, having been accomplished a case study in the company Bento, SA in the areas of purchase and sale for the practical reason of the referred theme through identification of the measures of internal control there implemented, as well as its evaluation. And through results obtained it was suggested some improvements.

Key word: System of control internal, evaluation, purchase areas and sale.

LISTA DE GRAFICOS

Gráfico I - Sexo, representação do número de pessoas inquiridas.

Gráfico II: N.º de inquiridos por posto de venda.

Gráfico III: cargo dos inquiridos

Gráfico IV: separação física da secção receção do armazém.

Gráfico V: controlo quantitativo e qualitativo das entradas.

Gráfico VI: Conferência/emissão de guia de entrada.

Gráfico VII: destino das vias da guia de entrada.

Gráfico VIII: Acondicionamento das existências rececionadas.

Gráfico IX: confirmação da guia de saída nas saídas de existências do armazém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (146 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (630.2 Kb)  
Continuar por mais 85 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com