TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da posição anatômica para sua atuação profissional

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em  Bacharelado em Educação Física

Atividade do 2° ciclo de aprendizagem - Portfólio

Ana Pamela Pereira da Silva

POLO PORTO ALEGRE

2018

Atividade do 2° ciclo de aprendizagem – Portfólio

Trabalho apresentado a Disciplina de Neuroanatomia, Prof. Edson Donizetti Verri. No curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Polo Porto Alegre

2018


Curso:
Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Neuroanatomia

Tutor: Edson Donizetti Verri

R.A.: 8031692

Aluno: Ana Pamela Pereira da Silva

Turma: DGEFB1701POAAOS

ATIVIDADE

1) Qual é a importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico? Ter um conhecimento sobre a posição anatômica é de extrema importância pois a partir dela se pode ter um entendimento maior sobre o corpo em geral, ossos, articulações, músculos, eixos de movimento, órgãos... Assim facilitando o estudo.

2) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Plano medial divide o corpo em duas partes iguais, direita e esquerda, plano frontal divide o corpo em duas partes, anterior e posterior e plano transversal divide o corpo em superior e inferior. Os termos de relação usados são: Anterior/ventral/frontal: Na direção da frente do corpo e posterior/dorsal: Na direção das costas (traseiro).

3) Quais são os ossos do membro superior e inferior e, a sua classificação, quanto ao seu tipo: membro inferior: fêmur (osso longo), patela (osso sasamoide) , tíbia (osso longo) , fíbula (osso longo) , tarso (osso curto) , 5 metatársicos (ossos curtos) e 14 falanges (ossos curtos) (2 no "dedão do pé" e 3 nos dedos restantes). Membro superior: Clavícula (isso longo), úmero (osso longo), rádio (osso longo) , ulna (osso longo) , carpo (osso curto) , 5 metacarpos e 14 falanges (duas no "dedão" e três em cada um dos outros dedos).

4) Dê a classificação morfológica e funcional das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional? Punho: Articulação elipsóidea, ou condilar (também conhecida como juntura sinovial condilar estrutura convexa de um osso que  se articula com um osso côncavo. Permite movimentos para cima e para baixo  e de um lado para o outro. Ombro: Articulação esferoide, ou juntará sinovial esferoide ocorre onde uma face  articular esférica (em forma de uma esfera) se encaixa em  uma depressão ou cavidade  de outro osso. Joelho: Articulação gínglimo, ou juntura sinovial gínglima ocorre devido ao  encaixe de uma extremidade óssea convexa com outra côncava. Essa articulação permite movimentos em um único plano articular,  com movimentos angulares de abertura e fechamento similares aos de uma dobradiça.  É de extrema importância saber quais os eixos de movimento de cada articulação para poder identificar quais movimentos poderão ser realizados por cada segmento.

5) Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção? Eixo latero-lateral: movimentos de flexão e extensão e é perpendicular ao eixo medial. Eixo Antero-posterior: Movimentos de adução e abdução e é perpendicular ao plano frontal. Eixo longitudinal: Movimentos  de rotação lateral e medial e é perpendicular ao plano transversal.

6) O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)? O músculo chamado de agonista exerce a função de ser o agente principal na execução do movimento, já o antagonista é o músculo agente que se opõe ao trabalho do agonista. O sinergista executa a função de estabilizar as articulações para que não ocorra movimentos indesejados.

7) Citar os músculos com sua origem e inserção que atuam no ombro durante os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral. Músculo Peitoral Maior: Origem: Clavícula, manúbrio e corpo do externo; cartilagens costais da 2ª a 6ª e bainha do m. reto abdominal. Inserção: Tubérculo maior do úmero. Músculo Subescapular: Origem: Fossa subescapular. Inserção: Tubérculo menor do úmero. Músculo Deltóide: Origem: Clavícula, acrômio e espinha da escápula. Inserção: Tuberosidade deltoidea. Músculo Supraespinal: Origem: Fossa supra-espinhal. Inserção: Tubérculo maior. Músculo Infra-espinal: Origem: Espinha da escápula. Inserção: Tubérculo maior. Músculo Redondo Menor: Origem: Fossa infra-espinal e margem lateral da escápula. Inserção: Tubérculo maior. Músculo Redondo Maior:Origem: Borda lateral e ângulo inferior da escápula. Inserção: Tubérculo menor. Músculo Latíssimo do Dorso:Origem: T6 a L5, sacro, crista ilíaca e 3 últimas costelas. Inserção: Tubérculo menor.

8) Citar os músculos com sua origem e inserção que atuam no cotovelo durante a flexão e a extensão. Flexão: bíceps braquial (Origem: Tubérculo supraglenoidal da escápula e processo coracóide da escápula/Inserção: Tuberosidade do rádio) e o braquial (Origem: Terço médio do úmero /Inserção: Tuberosidade da ulna) e Extensão: triceps (Origem: Tubérculo infraglenoidal, face posterior do úmero/Inserção: Olecrano)

9) Citar os músculos com sua origem e sua inserção que atuam no punho durante: flexão, extensão, desvio radial (abdução) e desvio ulnar (adução). Flexão: os músculos utiilzados são o flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo e palmar longo.  Extensão: para a finalidade do movimento utiliza-se o extensor radial longo e curto do carpo e o extensor ulnar do carpo. Desvio radial do punho (abdução): na abdução, aciona-se um número maior de músculos:  flexor radial do carpo, o abdutor e o extensor longo polegar, o extensor radial longo do carpo, o extensor radial curto do carpo e o extensor curto do polegar. Desvio ulnar do punho (adução):  por fim, na abdução temos a presença de: flexor ulnar do carpo e o extensor ulnar do carpo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com