TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento das Aulas

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do planejamento das aulas

O texto fala sobre a importância sobre o ato do professor de planejar sua aula antecipadamente, que com isso, o mesmo terá ótimos resultados com o planejamento antecipado e para explicar este fato, ele cita um resumo sobre a “ História do Planejamento” na sociedade e em seguida diferencia os diversos tipos utilizados no cotidiano escolar, falando sobre os conceitos de planejamento e explica cada etapa da elaboração.

Como primeiro assunto vem a “ História do planejamento” , onde as autoras citam sua história e importância do planejamento dos tempos passados até atualmente. Mostrando-nos também citações de textos de grandes autores, explicando sobre a dificuldade do planejamento escolar nos tempos dos regimes autoritários, onde os professores eram bastante reprimidos ao fazerem seus planejamentos que eram supervisionados ou feitos por técnicos delimitaram o que o professor deveria ensinar, priorizando as necessidades do regime político, acredita-se que nessa época, ensinar era uma tarefa bastante difícil, pois a medida que o medo predominava na sala de aula, os professores reprimiam suas opiniões e só ensinavam aquilo que o governo permitia.

Em seguida, o texto fala sobre: Planejamento, Plano(s), Projeto(s), Compreensão Necessária.

Continuando o assunto da história do planejamento, as autoras fazem uma citação do autor “Gandin, 008, p.05”, onde mostra com clareza que planejar é primordial para o nosso cotidiano, e que com o passar dos anos esse ato foi se intensificando e facilitando a construção de projetos. Ainda neste contexto, as autoras fazem outras citações: Planejamento, Plano Nacional de Educação, Plano de Curso, Plano de Aula, Plano de Ensino e Projeto Político Pedagógico. No qual mostram a importância de um planejamento correto para o educador.

Em seguida, Falam sobre “ Professor X Plano de Aula: Inimigos ou amigos?”

Ainda falando sobre a importância do planejamento, sendo que nesta parte fazem críticas aos professores que não fazem planejamento, chegando a chamá-los de “Negligentes”, improvisando suas atividades. Relata que a experiência profissional não substitui o planejamento.

As autoras citam Moretto(2007, p.100) “ Há, ainda, quem pense que sua experiência como professor seja suficiente para ministrar suas aula com competência.” Professores com este tipo de pensamento desconhecem a função do planejamento bem como sua importância. Simplesmente estão preocupados em ministrar conteúdos, desconsiderando a realidade e a herança cultural existente em cada comunidade escolar  bem como suas necessidades.

Outro aspecto que vem influenciando o ato de planejar dos professores são os materiais didáticos ou as instruções metodológicas para os professores que acompanham estes materiais. Na presente pesquisa não se pretende discutir se eles são bons ou ruins e sim a forma com a qual estão sendo utilizados pelos professores. O que acontece é que o professor faz um apanhado geral dos conteúdos dispostos no material e confronta com o tempo que tem disponível para ensinar esses conteúdos aos alunos e a partir desses dados divide-os atribuindo a este ato erroneamente o nome de plano de aula.

Outra situação muito comum em relação a elaboração do plano de aula é que “ em muito casos, os professores copiam ou fazem cópia do plano de aula do ano anterior e o entregam a secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática” (FUSARI,        2008, P.45).

Mediante todos os fatos pesquisados até agora, não se discute a necessidade e a importância de se elaborar o plano de aula, porém, segundo Schmitz (100,p. 104), ele não precisa ser descrito minuciosamente, mas deve ser estruturado, escrito ou mentalmente. “ Trata-se de fazer uma organização mental e uma tomada de consciência do que o professor de fato pretende fazer e alcançar. Se tiver esse planejamento presente, evitará ser colhido de surpresa por acontecimentos imprevistos. A sua criatividade, a sua intuição, torna-se mais aguçada e com mais facilidade percebe novas oportunidades.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com