TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingua Brasileira de Sinais

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  1.740 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tarefa: Portfólio

Nome: Manuel Henrique Buzato

RA: 8051976

Turma:DGEFL1801PALA4O

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir:

1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:

a)Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

b)Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

d)Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

e)Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

Levando em consideração cada uma das funções da audição citadas anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.

2) Leia atentamente a citação a seguir:

“A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.).

Reflita sobre a relação que existe entre a situação educacional das crianças surdas reveladas por Mantelato, Pedroso e Dias (2000), a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais.

A seguir responda se é correto afirmar que a história da educação dos surdos foi marcada pelo autoritarismo dos ouvintes. Justifique sua resposta relacionando-a com as abordagens educacionais estudadas nesta unidade.

Respostas

1) a- Localização e identificação: Tiroteio

O ouvinte consegue ouvir o som dos tiros e saber que naquele local não se pode ir. Já o surdo só vai saber se alguém o avisar ou se ver alguma movimentação que o chame a atenção.

b- Alerta: Acordar de manhã.

O ouvinte põe o celular para despertar no modo “Toque” já o surdo põe no modo “Vibrar”, o que os ouvintes escutam e vêem os surdos vêem e sentem.

c- Socialização: Video Chamada pelo celular

O ouvinte ao falar pelo celular irá ouvir o que a pessoa que está do outro lado da linha está falando e assim começarem um diálogo, já para o surdo o método pelo qual ele ira se comunicar com a outra pessoa através de uma ligação de vídeo chamada, que é onde ele vê a outra pessoa e a outra pessoa se comunica com ele de forma que ele venha a entender e interpretar.

d- Intelectual: Saber sobres as notícias

O ouvinte pode preferir ver pela televisão, rádio ou jornal. Já o surdo vai conseguir pela televisão se ela estiver com alguém fazendo a tradução pelas libras ou lendo as noticias pelos jornais, com isso não posibilitando a essas pessoas o uso do rádio.

e- Comunicação: Criação da Linguagem de Libras. Para que os surdos possam se comunicar;

Os ouvintes respondem um “chamado”, qundo alguém o chama, Já os surdos quem quer falar com ele precisa fazer um sinal ou tocar no seu corpo,

2) A história da educação dos surdos confunde-se com aprópria história da educação especial, pois, inicialmente, os surdos foram renegados. Somente no século 16 é que foram considerados passíveis de serem educados. As tendências mundiais que ocorreram, principalmente na Europa, bem como o embate entre o método que prioriza a comunicação por meio da língua falada e o método por meio de sinais é histórico e se mantém até a atualidade. No entanto, hoje há provas contundentes e videnciando a importância da língua de sinais para o processo de aprendizagem dos alunos surdos.

Assim, a história da educação dos surdos teve o oralismo como o caminho educacional predominante. Entretanto, ele não propiciou resultados satisfatórios e representou um mecanismo de poder do ouvinte sobre o surdo ao legitimar o domínio de um grupo sobre o outro pela obrigatoriedade da aquisição da fala.

Os resultados, então, insatisfatórios do oralismo, fizeram surgir uma segunda abordagem: acomunicação total. Essa, embora contemplasse o uso dos siais, não reconheceu a língua de sinais como língua. Assim, estruturou-se com base no uso dos sinais segundo a língua majoritária. Esse uso simultâneo foi entendido como incompatível, e os resultados também não foram satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (168.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com