TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingua Brasileira dos Sinais

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

     
[pic 1]

 

Educação Física Licenciatura

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais  

Professor: Aparecida Helena Ferreira Hachimine

Aluno: Karla Liziê Cruz Ribeiro

RA: 8148657

Unidade Polo: Caraguatatuba- São Paulo

 

 

 

CARAGUATATUA-SP/2021

Atividade no Portfólio  

1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o  

desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:  

a) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.  

b) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

d) Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

e) Comunicação: a fala é no meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

Levando em consideração cada uma das funções da audição cita das anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.

Quando é realizado uma entrevista a um membro importante da sociedade, aonde será

transmitido um assunto de interesse a toda a população. Tende um intérprete de libras (língua brasileira de sinais), realizar a conversão para pessoas que não possuem audição, assim podendo entender sobre o assunto tratado. A língua de Sinais, Configuração de mão, movimentos, expressões faciais gramaticais, localizações, movimentos de corpo e espaço de sinalização. Então temos duas ações linguagem de libras e oral do entrevistado

2) Leia atentamente a citação a seguir:  maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global

e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando - se  muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização ” (M ANT EL ATTO , P ED RO SO  

& DI AS, 2000,  n.p.).  

 

Reflita sobre a relação que existe entre a situação educacional das crianças surdas  

reveladas por Mantel ato, Pedros o e Dias (2000), a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais. A seguir responda se é correto afirmar que a história da educação dos surdos foi marcada pelo autoritarismo dos ouvintes. Justifique sua resposta relacionando -a com as abordagens educacionais estudadas nesta unidade.

 

Em outras palavras, o oralismo vê o surdo como um ouvinte com defeito e entende que

a aquisição da oralidade representa a possibilidade de igualar os surdos aos ouvintes. É como se o surdo deixasse de ser surdo ao aprender a falar, já que, segundo essa abordagem, a ausência da fala seria o aspecto que o diferiria dos ouvintes. Daí a razão da ênfase na oralidade e nos caminhos terapêuticos que poderiam garantir o seu desenvolvimento, por (PEDROSO, 2013).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com