TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA

CURSO DE BACHERELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE

ALUNOS (a):

8º BACHARELADO

NATAL – RN

Respostas

  1. A adenosina (adenina) tri fosfato (ATP) é uma molécula que armazena energia química para ser usada nas varias reações bioquímicas que acontecem na maioria dos seres vivos, sendo transformada em adenosina Difosfato e fosfato. A ligação entre os fosfatos na molécula faz com que este fosfato possa ser transferido para outras moléculas, intermediando reações pela tendência deste fosfato transferido e fornecer uma espécie química com menor energia. Outras moléculas podem fazer um serviço parecido, como a AGP (com outra base nitrogenada do DNA, a guanina) e outras moléculas energéticas em casos especiais, como os citocromos, transportadores de elétrons e potencial transmembrana, mas normalmente é usado ATP. 
  2. O sistema de creatina fosfato funciona como um composto orgânico e trabalha de forma, mas rápida de energia para contração das fibras musculares. A energia celular para a contração muscular vem da molécula de trifosfato de adenosina  A potência do ATP provém das suas três ligações de fosfato com uma molécula de adenosina. O ATP é produzido através da adição de uma ligação de fosfato ao ADP.
  3. (A) a primeira fase vai até a formação de duas moléculas de gliceraldeído-3- fosfato caracteriza-se como uma fase de gasto energético de dois ATPs nas duas fosforilações que ocorrem nesta fase, a segunda fase caracteriza-se pela produção energética de 4 ATPs em reações oxidavas enzimáticas independentes de oxigênio, utilizando o NADH como transportador de hidrogênios da reação de desidrogenação que ocorre. O rendimento energético líquido final do metabolismo anaeróbico da glicose, portanto é de somente 2atps livres.

(B) Intermediários glicolíticos encontram-se fosforilados, ou seja, possui pelo menos um grupo fosfato, os intermediários glicolíticos dos quais fazem parte vão consequentemente apresentar essas cargas, não esquecer que a glicólise é um processo citosólico, pelo que as nossas células não vão querer que os intermediários da glicólise se difundissem para o meio extracelular. Como a membrana plasmática é impermeável a moléculas carregadas, a presença dos grupos fosforilo faz com que a célula não necessite de despender nenhuma energia adicional para conservar os intermediários glicolíticos no seu interior, independentemente da sua concentração intra- e extracelular.

Sequência de reações mediadas por enzimas que compõem a fosforilação oxidativa. A eficiência energética dessa etapa não é alta, entretanto sua função primordial é a geração de “substrato” para a etapa mais energética da respiração celular aeróbia, a cadeia respiratória.

  1. A cadeia respiratória é a terceira e última etapa da respiração celular, processo ocorrido no interior das mitocôndrias e que tem como papel a geração de energia em forma de ATP. Nessa cadeia respiratória que vai  ocorre a maior parte do ATP produzido pelo processo de respiração celular. Na cadeia respiratória, quatro grandes complexos proteicos inseridos na membrana interna da mitocôndria realizam o transporte dos elétrons de ao gás oxigênio, Estes elétrons possuem grande afinidade com o gás oxigênio e, ao combinarem-se a ele, o reduz a moléculas de água ao final da reação. O gás oxigênio participa efetivamente da respiração celular nesta etapa, assim, sua ausência implicaria na interrupção do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com