TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio I Psicologia Aplicada ao Esporte

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Andressa Jenifer Fick

RA 8048505

ATIVIDADE DO CICLO 1

            PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Porto Alegre

2021

Objetivo

Compreender as variáveis psicossociais em situações de tratamento.

Descrição da atividade

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.

Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

Após sentir por diversos dias dores nas costas, mais precisamente na região da lombar o paciente masculino (J.A.S) 42 anos, procura atendimento na UBS próxima de sua residência. Lá o médico que lhe atendeu pediu exames laboratoriais básicos e um breve histórico de vida, como trabalho, horas sentadas ou em pé, se realizava exercício físico e também se tinha uma alimentação saudável.  

O relato de J.A.S, mostra que é extremamente sedentário, não pratica nenhum exercício físico, tem uma alimentação não saudável e trabalha mais de 6 horas sentado, seus exames mostram altos níveis de LDL, baixos HDL, glicose elevada, e seu IMC marcou 41 (obesidade).

Além dos medicamentos para alivio da dor, o médico prescreveu que era urgente começar exercícios físicos e melhorar sua alimentação.

O paciente chega ao Centro de treinamento com tais recomendações, e suas ressalvas, como não tem tempo para fazer exercícios, um nível alto de ansiedade era possível perceber, além de várias explicações para chegar ao peso de 130kg. Iniciei conversando sobre quanto tempo diário ele teria para fazer exercícios que referiu ter em torno de 40 minutos em 3 dias da semana, era notório seu arrisco olhar sobre o ambiente de treino, mas aos poucos fomos entrando em um assunto no qual ele conseguiu falar melhor sobre como chegou à situação de obesidade. Fora abandonado pela mãe, e criado pela avó paterna qual ele relatou que para ser saudável era ser fortinho/gordinho.  Morou com ela dos 7 aos 35 anos, quando ela veio a falecer e começou a morar sozinho. Seu trabalho era de caixa de banco, onde a maior parte do tempo da jornada de trabalho passa sentado, e o restante do dia passa em casa, sentado também pois trabalha com informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com