TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Aplicadas ao Ensino de Esportes Coletivos

Por:   •  24/12/2019  •  Seminário  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA- LICENCIATURA

BETÂNIA GUIMARÃES LOPES

ELISA DE LOURDES BATISTA GOMES

FERNANDA APARECIDA VERÍSSIMO

VANESSA CRISTINA NUNES LOURENÇO

VICTOR DA CRUZ SANTOS

REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  

[pic 3]

Diamantina/MG

2019

[pic 4]

BETÂNIA GUIMARÃES LOPES[pic 5]

ELISA DE LOURDES BATISTA GOMES

FERNANDA APARECIDA VERÍSSIMO

VANESSA CRISTINA NUNES LOURENÇO

VICTOR DA CRUZ SANTOS

REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  

Produção Interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso de Licenciaturas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Metodologia do Ensino do Handebol; Metodologia do Ensino do Basquetebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Ciências Moleculares e Celulares e Seminário Interdisciplinar IV.

Professores: Douglas Kratki; Ana Paula Scaramal; Raphael Gustavo Testa; Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Pires e Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura.

Tutora eletrônica: Ellen Dias Ramos

Tutora da sala: Clarianna Dumont Nascimento

                                                                   Semestre: 3º flex / 4º Regular.

Diamantina/MG

2019

SUMÁRIO[pic 6]

        

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................05

3 CONCLUSÃO .....................................................................................................09

REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO[pic 7][pic 8]

A Produção Textual aqui proposta tem como objetivos: Compreender os procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos; Compreender a relação entre especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos esportivos coletivos; Relacionar os conceitos associados ao Esporte “NA” Escola e Esporte “DA” Escola a atuação do profissional de Educação Física.

Desse modo, a proposta de trabalho salienta, em linhas gerais, a relevância dos Jogos esportivos coletivos enquanto conteúdo da Educação Física Escolar e as modalidades esportivas do Handebol, do Basquetebol, do Futsal e Futebol como conhecimento a ser construído junto aos nossos alunos.

A partir dessa ideia, serão aprendidas saberes e ideias acerca das modalidades dos jogos esportivos coletivos e suas abordagens de ensino da Educação Física, salientando, desse modo, o ensino de tais atividades à luz de um conjunto de conhecimentos que vai além dos aspectos teóricos e históricos, ao domínio técnico-instrumental na prática pedagógica.

Diante dessa proposta, o trabalho tratará de conhecimentos acerca de Metodologia do Ensino do Handebol, Metodologia do Ensino do Basquetebol, Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol e Ciências Moleculares e Celulares, irão auxiliar em seu desenvolvimento acadêmico, profissional e desenvolver a autonomia de estudos, a qual é importante para o EaD.

As disciplinas presentes no curso, tanto em sua parte teórica, como no desenvolvimento de atividades práticas, contribuem para a formação acadêmica, de forma que  possamos aplicar tais conhecimentos como futuros

profissionais.

Desta forma, a proposta apresentada pelos professores neste trabalho em grupo propiciará aos graduandos momentos de leitura, discussão, análise e construção de ideias para possíveis situações de aprendizagem interdisciplinares, uma vez que tal tema já é de conhecimento dos mesmos.

2 DESENVOLVIMENTO

1ª PARTE- PRODUÇÃO DE TEXTO 1- TEMA: OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS AOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

   Ultimamente muito se tem discutido e debatido a respeito dos recursos pedagógicos aplicados no contexto das aulas de Educação Física nos jogos esportivos coletivos, pois, ainda é comum, certos professores neglicenciarem a prática desses esportes em suas aulas, não demandando de planejamento interessante para propor aos alunos a realização dos mesmos. Desse modo, vale lembrar que são variados e complexos os motivos da adoção ou não adoção de diferentes métodos pedagógicos que os professores podem aplicar no trabalho com os jogos esportivos coletivos. Portanto, cabe aos docentes planejar essas atividades de acordo com os seus objetivos e métodos próprios para as modalidades do Handebol, do Basquetebol, do Futsal e Futebol. Alguns professores não realizam procedimentos pedagógicos que de fato sejam eficientes no ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos por não se sentirem seguros com o trabalho com os mesmos, outros por falta de gosto e interesse e outros pela desculpa de não terem materiais e espaços adequados para tais atividades.

A partir dessas constatações e no estudo sobre o assunto feito por Galatti et al. (2008), estudar as relações entre o professor de modalidades esportivas coletivas com crianças e adolescentes inseridas no processo de iniciação das referidas modalidades, de forma a propor procedimentos pedagógicos que possam trazer qualidade às aulas, mantendo o foco do processo de ensino, vivência e aprendizagem do esporte não no jogo, mas nas necessidades e interesses de quem jogo, sendo considerados além dos aspectos técnico-táticos, a ênfase nos aspectos sócio-educacionais que a prática esportiva contempla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com