TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Educação Física Bacharelado

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Orientador: Prof. Sérvio Antônio Bucioli

POLO BELO HORIZONTE MG

2018


  1. SUMÁRIO

1        Defina o conceito de saúde.        3

2        O que é uma política pública em saúde?        3

3        Porque é importante inserir a dimensão de gênero em uma política pública em saúde?        3

REFERÊNCIAS        5


O documentário muito Além do peso, (Brasil 2012), dirigido por Estela Renner, conta com uma serie de depoimentos de especialistas do mundo todo em variadas áreas do conhecimento. O documentário expõe de forma critica porem realista a influencia desleal de alimentos e bebidas em decisões do governo e também no dia-a-dia da população, o que a mídia transmite e sua grande influencia na vida das pessoas. A falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados presentes na merenda escolar, a falta de politicas publicas necessárias para pratica de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à televisão e ainda a dificuldade de acesso à alimentação mais saudáveis.

 Considerando os conteúdos apresentados no documentário “Além do peso”, relacionado ao artigo: “Obesidade na adolescência e seus principais determinantes”, confirma e acrescenta a obesidade como falta de informação associada à ausência de politicas de saúde que atendam adequadamente a população, tornando ainda mais grave e preocupante a epidemia de obesidade instalada no país.

 No artigo temos como resultado da pesquisa as mudanças ocorridas nos padrões alimentares das ultimas décadas como o aumento de açucares simples, alimentos industrializados e ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, estão diretamente relacionadas ao ganho de peso em adolescentes. Além disso, a redução progressiva da pratica de atividade física combinada ao maior tempo dedicado às atividades de baixa intensidade como, assistir televisão, usar computadores e jogar videogame, também tem contribuído para o aumento de peso dos jovens.

A adoção de hábitos alimentares conhecidos como “ocidentais” que consiste em uma alimentação rica em gorduras, especialmente de origem animal, açúcar refinado e reduzida ingestão de carboidratos complexos e fibras, tem sido apontada como condição favorecedora para o estoque de gordura corporal. Entre os adolescentes, a alimentação inadequada contribui diretamente para o ganho de peso. Segundo Nicklas et al.33 citado no artigo, as causas dietéticas da obesidade são complexas e pouco estudadas. No entanto, acredita-se que mudanças recentes no padrão alimentar, como maior consumo de refeições fora de casa, aumento de consumo de bebidas adicionadas de açúcar, consumo de porções de alimentos cada vez maior e frequência das refeições foram decisivas para a instalação da epidemia obesidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com