TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natação e Sua História nas Olimpíadas

Por:   •  23/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A natação trata-se de uma atividade física praticada pelos seres humanos e animais aquáticos. Nessa modalidade há um deslocamento de um lado para o outro na água, através da combinação de movimentos das pernas e braços. A natação é considerada por muitos como um esporte completo por envolver boa parte da musculatura do corpo.

O esporte oferece diversos benefícios para a saúde e bem estar como, por exemplo, a liberação de tensões, melhora a circulação sanguínea, diminuição do estresse, resistência muscular, diminuição do colesterol e da pressão arterial. Além disso, ela também é indicada na recuperação de atrofias musculares, como objetivos terapêuticos, e no tratamento de problemas respiratórios.

Existem muitos atletas que participam de diversas competições de natação, e com o passar dos tempos, vários recordes foram batidos, a medida que as técnicas e os treinamentos eram aperfeiçoados em diversos países.

Neste presente estudo iremos abordar um pouco sobre natação como esporte olímpico.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ORIGEM DA NATAÇÃO

2.2 JOGOS OLÍMPICOS

Nos emeados de 2500 a.C., os gregos criaram os jogos olímpicos e os mesmos faziam homenagens aos deuses nas realizações de competições. Em 776 a.C. aconteceu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, era um momento especial e de grande festa, pois três meses antes do seu início todas as guerras eram suspensas. O evento acontece a cada quatro anos até os dias atuais, e reúnem diversas nações, bandeiras, religiões, cores, é nele que cada participante mostra a sua força nas suas respectivas modalidades esportivas.

Os primeiros jogos duravam só um dia e havia apenas uma prova: corrida pela pista do estádio de Olímpia, e o vencedor recebia um ramo de oliveira. Tempos depois os gregos aumentaram para quatro dias e criaram mais modalidades. Os jogos eram bastante valorizados pelos gregos, porém outros povos não lhe davam a mesma atenção. Os Romanos invadiram a Grécia no século II e com isso o imperador Teodósio I decretou a extinção das olimpíadas.

Em 1896 o francês Pierre Freddy também conhecido como o Barão de Coubertin, teve a ideia de ressurgir os jogos olímpicos alegando que os exercícios físicos eram de extrema importância para os jovens. Com isso surgia os jogos olímpicos da era moderna que ocorreu por nove dias em Atenas com a participação de 13 países e nove modalidades como esgrima, ginástica, levantamento de peso, natação, luta, tênis, tiro, atletismo e ciclismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com