TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição e Dietética

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

ANDREY DA SILVA RODRIGUES – 8040130
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO - 4ºSEM

PORTFÓLIO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Pelotas
Maio/2019

Sabendo que cerca de 33,33% das crianças do nosso país apresentam excesso de peso, a obesidade infantil é, com certeza, um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e multidisciplinar na discussão de suas causas e consequências.

Cada dia mais estudos evidenciam que quanto maior o sobrepeso, maior o isolamento social que a pessoa busca, sendo assim as crianças tendem a ficar depressivas e a se isolarem causando ainda mais complicações para saúde psicofísica. A falta de informação foi outro ponto que foi muito abordado no documentário “Muito Além do Peso”. Visto que várias pessoas adultas acreditavam que estavam proporcionando coisas saudáveis para seus filhos ingerirem, quando na verdade eles estavam consumindo uma grande quantidade de açúcar e gordura, muitas pessoas não associavam carboidrato ao açúcar e por isso achava que não tinha uma quantidade excessiva de açúcares em certos alimentos, isso mostra o quanto o trabalho de um nutricionista se faz necessário na vida de uma pessoa, porque essas pessoas não sabem e não tem a obrigação de saber que certo alimento pode fazer mal, porém quando ela tem o acompanhamento de um profissional ela terá a noção do que está consumindo.

A obesidade na infância e na adolescência está-se tornando problema cada vez mais frequente, estando relacionada a diversas doenças, com aumento do risco de morbidade e mortalidade. Sabemos que existem diferentes causas que desenvolvem a obesidade, entre eles, os aspectos bioquímicos, genéticos, fatores psicológicos, fatores fisiológicos e fatores ambientais. A influência ambiental também acaba desempenhando papel importante no desenvolvimento da obesidade, sabendo disso, podemos dizer que a transmissão familiar da obesidade é bem conhecida, no entanto, membros de uma mesma família estão expostos a hábitos culturais e dietéticos que acabam influenciando, ganho de massa corporal. No Brasil, a prevalência da obesidade tem-se elevado em diferentes grupos étnicos e sociais. Essas alterações ocorrem concomitantemente a modificações abruptas no padrão alimentar da população brasileira. Em especial, no que diz respeito à redução no consumo de cereais, raízes e tubérculos, à substituição da gordura animal pelas gorduras vegetais, e ao aumento no consumo de ovos e de leite e derivados. Essas alterações tiveram como consequência a redução da participação relativa dos carboidratos na dieta e um aumento da participação dos lipídios.

Essa é a realidade de inúmeros países, e não há apreensão com a saúde física e mental da criança e do adolescente, tendo em vista que estes hábitos alimentares podem levar a uma série de doenças causadas pelo aumento de peso. A falta da prática de exercícios físicas também contribui de forma significativa para que esse problema vire um verdadeiro holocausto na vida destas crianças e consequentemente se apresenta em sua fase adulta aumentando as chances de diversos problemas de saúdes capazes de levar ao óbito.

Referências Bibliográficas

  1. Roseli G. Andrade; Rosangela A. Pereira; Rosely Sichieri; Consumo alimentar de adolescentes com e sem sobrepeso do Município do Rio de Janeiro; Instituto de Nutrição Josué de Castro, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Av. Brigadeiro Trompowski s/n, Bloco J, Rio de Janeiro, RJ 21941-590, Brasil;
  2. Renata Viccari Sabia, José Ernesto dos Santos e Rosane Pilot Pessa Ribeiro; Efeito da atividade física associada à orientação alimentar em adolescentes obesos: comparação entre o exercício aeróbio e anaeróbio; Rev Bras Med Esporte _ Vol. 10, Nº 5 – Set/Out, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com