TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade

Por:   •  27/5/2018  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A obesidade pode ser conceituada, de maneira simplificada, como uma condição de acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, levando a um comprometimento da saúde. O grau de excesso de gordura, sua distribuição e associação com consequências para a saúde varia, consideravelmente, entre os indivíduos obesos. É importante identificá-la, uma vez que os portadores dessa condição apresentam risco aumentado de morbidade e mortalidade. Na atualidade, a obesidade se coloca de maneira prioritária para intervenção, em nível individual e na comunidade, como um problema de nutrição em saúde pública (WHO, 1998).

Nas últimas décadas, as crianças tornaram-se menos ativas, incentivadas pelos avanços tecnológicos. Uma relação positiva entre a inatividade, como o tempo gasto assistindo televisão, e o aumento da adiposidade em escolares vem sendo observada. A atividade física, por outro lado, diminui o risco de obesidade, atuando na regulação do balanço energético e preservando ou mantendo a massa magra em detrimento da massa de gordura. (Giuliano, 2004).

Os jovens de hoje em dia não pensam mais em correr, brincar com os outros na rua e só ficar na frente da TV, computador, celular, vídeo games, está acabando a socialização isso está tornando problema social moderno. Com os avanços tecnológicos fica bem claro que isso e algo que não tem mais volta, cada vez mais as pessoas se fecham em suas bolhas e com isso ficam mais depressivas e comem mais. Luiz e colaboradores (2005) analisaram a literatura e perceberam que é encontrada uma relação entre a obesidade infantil e aspectos psicológicos, tais como depressão, ansiedade e déficits de competência social. Há indicativos de correlações entre esses aspectos psicológicos e a presença de obesidade em crianças. O que nos resta e fazer com que esses jovens se interesse por brincadeiras fora do ambiente escolar que isso não fique somente na escola que isso seja um start para esses jovens desenvolvam   um habito saudável na sua vida.

Metodologia

A coleta dos dados foi feita em dois dias a primeira coleta foi realizada dia 14 de março de 2017 e a segunda 09 de novembro de 2017, foram utilizados uma balança digital da marca gonew deluxe, duas fitas métricas, foi entregue aos pais dos alunos o termo de consentimentos, aonde de todos 23 alunos entre meninos e meninas só uma não autorizou o filho a fazer, foi realizo o Cálculo do IMC, CIRCUFERÊNCIA DA CINTURA, CIRCUFERÊNCIA QUADRIL, CALCULANDO O RCQ. No dia coleta foi utilizado uma sala de aula e teve a supervisão do professor de educação física.

Objetivos

O Projeto será voltado para a Educação Física Escolar, tendo como proposta a criação de parcerias com instituições de ensino da Educação Básica, para a elaboração e execução da “Pedagogia de Projetos”, promovendo Práticas de Ensino diretamente com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio, quer na abordagem disciplinar ou através de Temas Transversais, e se estruturará a partir de ações nos seguintes eixos:

  • Diagnóstico de saúde e condicionamento físico através de protocolos de medidas e avaliação em Educação Física
  • Análise diagnóstica e perfil da amostra
  • Desenvolvimento e aplicação do planejamento
  • Reaplicação dos protocolos do diagnóstico.
  • Analise final de resultados.
  • Entrega dos resultados para a escola.

Resultado primeira coleta

 PESO (kg)

ALTURA (m)

CIRCUNF. DA CINTURA (cm)

 CIRCUNF. DO QUADRIL (cm)

Idade

TOTAL IMC

RCQ

Media

48,845

1,55

71,75

87,5

12,5

             20.500

 0.830

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (344.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com