TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pirâmide Alimentar

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus Uberlândia Centro

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

JOVIANE CALIXTO SILVA SOUZA

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Uberlândia, MG

2018

PIRÂMIDE ALIMENTAR

A Pirâmide Alimentar é um tipo de gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes, a cerca de fornecer informações de uma alimentação saudável e equilibrada. Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos: carboidratos (arroz, pão, batata, massa, mandioca, cereais, etc.), verduras e legumes (brócolis, couve, repolho e abobrinha etc.), frutas (abacaxi, maçã, banana, caju, acerola, etc.), leite e derivados (queijo, leite, iogurtes, etc.), carne e ovos (peixe, frango, ovos, etc.), leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico, castanhas, etc.), óleos e gorduras (azeite, manteiga, óleo de soja, etc.) e açúcares e doces (chocolate, chocolate, bolo, etc.); além disso, os oitos respectivos grupos são divididos em quatro níveis: alimentos energéticos (grupo 1), alimentos reguladores (grupos 2 e 3), alimentos construtores (grupos 4, 5 e 6) e alimentos energéticos extras (grupos 7 e 8).

Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária, devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos em maior quantidade estão na base da pirâmide; os que precisam ser consumidos em menor, no topo. Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita, que é orientado por um profissional da área.

[pic 2]


Dieta com seis refeições:

Café da manhã: 1 pão com geleia, 1 copo de leite e 1 fruta de preferência (é a refeição mais importante do dia, então deve conter alimentos ricos em carboidratos para fornecer energia suficiente para que a pessoa consiga cumprir suas tarefas pela manhã).

Lanche da manhã: Castanhas ou uma fatia de queijo (contém fibras e vitaminas que ajudam no funcionamento do corpo até o almoço).

Almoço: 2 tipos de carboidratos - arroz e batata, feijão, filé da carne de sua preferência ou ovos, hortaliças/legumes a vontade (são todos os alimentos essenciais para o corpo, onde contém carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras que manterá um maior funcionamento do corpo até a próxima refeição).

Lanche da tarde: Iogurte ou uma fatia de bolo (é uma refeição rápida durante o dia, então é interessante que contenha os alimentos extras da pirâmide alimentar).

Jantar: Um tipo de carne, hortaliças/legumes a vontade (é última refeição do dia, portanto não deve haver alimentos muito energéticos e sim fontes de proteínas e fibras).

Ceia: Uma fruta ou um copo de leite (é uma refeição opcional que a pessoa faz caso sinta que haja necessidade, então deve conter alimentos leves pois geralmente é feita antes de dormir).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (583.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com