TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagógica em Educação Física

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

Prática Pedagógica em Educação Física

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A OMS (Organização Mundial da Saúde), em uma de suas Recomendações Mundiais sobre a Atividade Física para a Saúde (Global Recommendations on Physical Activity for Health), concluiu que, os jovens entre 5 e 17 anos devem realizar, no mínimo, 60 (sessenta) minutos de atividade física diária, para poderem obter benefícios tanto a saúde física como mental.

Logo iremos abordar a respeito do profissional de Educação Física, o seu dia a dia no ambiente escolar, um pouco da sua história, e brevemente sobre o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF)

Os profissionais de Educação Física, que trabalham na área da docência, passam por muitas dificuldades diárias para pôr em prática a sua profissão. Hoje encontramos muitas escolas com matérias escassos, como também pouca estrutura, ou as vezes, nenhuma estrutura para poder trabalhar. E dentre todas as dificuldades, o profissional ainda consegue dar sua aula, enfrentando todos os obstáculos que aparecem a sua frente.

Claro que nem todas as instituições de ensino tem uma condição mínima para o professor de Educação Física, há escolas com a estrutura completa para o profissional poder trabalhar tranquilamente com seus alunos.

Ao se tratar de uma matéria que estuda a cultura corporal do movimento, um espaço físico adequado para pôr em prática a atividade é ideal. Portanto por não ter um espaço adequado, a qualidade da aula fica precária, pois sem a estrutura ideal e os materiais necessário, o desenvolvimento do aluno fica incompleto.

No entanto é uma profissão que sempre está se atualizando e buscando maior qualidade no ensino, maior capacidade de informações para poder suprir as necessidades, e procurando sempre desenvolver o profissional para que ele possa exercer sua função e estar preparado para as adversidades.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REVISÃO DE LITERATURA

Cada vez mais as pessoas têm procurado viver de uma maneira mais saudável e com o conceito de bem-estar bem definido no termo qualidade de vida. A Educação Física entra nesse cenário como ferramenta de desenvolvimento dessas qualidades, pois propicia a promoção de um estilo de vida dinâmico e benéfico para a saúde. Nesse contexto o professor de Educação Física tem um papel de fundamental importância na formação da sociedade hodierna visto que sua atribuição, enquanto educador, passa justamente por levar aos seus discentes a percepção das vantagens auferidas pela prática de uma vida saudável, que ajudarão tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças como a obesidade, o diabetes e a hipertensão, entre outras.

Ser um profissional de Educação Física é um grande desafio, pois lida diretamente com a saúde do ser humano. Todavia pode trazer muita satisfação, ao poder educar as pessoas com atividades que sejam prazerosas, na qual desenvolve o corpo e a mente humana, beneficiando assim a saúde de cada um.

Ao abordarmos o assunto no âmbito das escolas constatamos que muitas não possuem uma estrutura adequada para o profissional de Educação Física, impactando muitas vezes no desenvolvimento do trabalho. Faltando muitas vezes, até mesmo, uma quadra poliesportiva, ou materiais propícios para oferecer ao professor. E uma estrutura completa é o ideal para o desenvolvimento da aula e do aluno, onde o professor possa realizar sua atividade da melhor maneira possível.

Mas antes de falarmos sobre o que o professor realiza no âmbito escolar, temos que entender que as instituições de ensino apenas auxiliam na formação do indivíduo, não sendo somente ela o lugar onde se é educado e instruído. A escola por excelência tem ajustado seu método de interação entre educador e educando evoluindo para um modelo onde o aluno deixa de ser apenas um assistente passivo para se tornar um protagonista de seu próprio aprendizado em uma relação reciproca. Pois o processo de instrução conceitualmente traz a ideia de semear, que é interdependente com o terreno que é de receber e nutrir a semente.

Dentro disso podemos destacar os conceitos de educar e instruir, pois são termos diferentes, apesar de passarem a impressão de serem semelhantes suas definições.

O conceito filosófico implícito nas palavras educar e instruir reflete diretamente na política do ensino aplicado em cada instituição, em particular, ou mesmo na sociedade como um todo. Ao avaliar a origem semântica e evolução na ideia expressa por cada uma delas podemos perceber uma, as vezes sutil, as vezes explicita, diferença crucial, que impactará diretamente na relação pactual entre docente e discente.

O termo educar pode ser conceituado como o desenvolvimento dos valores de alguém, tais como as faculdades mentais, físicas e morais. No geral é um processo educativo que busca preparar a criança e auxiliar no crescimento e relacionamento com o mundo. Fazer com que a pessoa esteja preparada para a vida. E a expressão instruir é um processo que possibilita ao aluno adquirir novas informações, novos conceitos, que irão contribuir para o desenvolvimento do seu intelecto. Porém é de muita importância que tanto o educar como o instruir sejam desenvolvidos juntos, fazendo com que a pessoa aprenda de maneira mais dinâmica e prazerosa.

Isso tudo nos leva a acreditar que é através dos professores que o ser humano evolui e aprende muitas coisas que precisam ser adquiridas ao longo da vida. Como também, o professor faz muito mais do que somente transformar a informação em conhecimento, ele também contribui para formar a consciência crítica, portanto, não apenas instrui, mas forma pessoas. Sem o professor não haveria médicos, advogados, novos professores, e tantas outras inúmeras profissões. Além de ajudar a estruturar a consciência crítica de cada pessoa, o professor é indispensável para o ser humano.

Logo, podemos confirmar junto a um relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação par o século XXI, "Educação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com