TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SALA DE AULA TUTORIA PRESENCIAL

Por:   •  5/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Davidson Henrique dos Santos

8040698

SALA DE AULA TUTORIA PRESENCIAL

Relatório da videoaula

Relatório apresentado ao Centro Universitário Claretiano, para a disciplina: Medidas e Avaliação da Atividade Motora como requisito para obtenção de avaliação, ministrada pelo professor: Giovanni Paolo de Jesus Donadia.

Belo Horizonte

2020

Através dessa aula sobre Perimetria Corporal pude conhecer os instrumentos utilizados e como realizar as medidas para a mensuração de vários segmentos corporais. Vimos que os materiais utilizados nas medidas devem ser precisos para que os resultados apresentados sejam verdadeiros. A fita métrica pode ser utilizada na avaliação antropométrica, mas dependendo da fita pode haver oscilações nessas medidas. Já com as trenas antropométricas obtém-se uma melhor precisão nas medidas da Perimetria corporal. Também aprendemos a utilizar o Adipômetro, um instrumento utilizado para medir a espessura do tecido adiposo em diversas partes do corpo, através da medição de dobras cutâneas. Essas medidas são colocadas em algumas equações e servem para realizar o cálculo do percentual de gordura do indivíduo. Para fazer a leitura no compasso, deve-se usar o dedo indicador e o polegar da mão esquerda como uma pinça para selecionar a dobra cutânea a ser medida, colocar  o compasso na pele cerca de 1 cm do local onde os dedos estão prendendo a dobra cutânea. Para realizar a leitura das dobras cutâneas deve-se apreender a maior quantidade de tecido adiposo possível, sem apreender tecido muscular.  O tempo de exposição da dobra não pode ser superior a 4 ou 5 segundos, por que o tecido adiposo é plástico e caso ultrapasse este tempo pode ocorrer erro de leitura, devido a acomodação de tecido adiposo. Infelizmente o Adipômetro, não foi criado para ser utilizado por pessoas destras e canhotas, mas foi criado para o manuseio por pessoas destras, os canhotos tem que se adaptarem para utilizá-lo.

          A leitura do manômetro é muito importante por que o ponteiro maior vai no sentido horário e o ponteiro menor vai no sentido anti-horário. Ele sai do zero e vai para o número 1, cada volta que o ponteiro maior faz ele gira 10 milímetros e assim sucessivamente. Temos que seguir algumas regras para que não ocorra interferência na leitura, tais como: a pessoa deve se apresentar com o mínimo de  roupa possível para fazer a  medição, não deve ter realizado atividade física momentos antes ou ter passado  creme corporal, porque isto pode prejudicar a medição. As medidas devem ser realizadas sempre pelo lado direito do corpo.

        A leitura é sempre feita com a mão direita e é adequada a utilização de caneta demográfica ou piloto para facilitar as medições corretas. Uma das medidas a ser tomada e uma das mais importantes seria a subescapular, quando a massa muscular pode prejudicar o ponto anatômico, nesse caso pode-se pedir ao aluno para levantar o braço e consegue-se uma melhor visualização da escápula e dessa forma uma marcação mais precisa. Outra forma seria  a identificação com uma caneta acima do Acrômio, o que permite visualizar de uma forma mais clara a borda  lateral, e a outra referência seria o Olecrano da Una, levantando o braço em 90 graus e faz-se assim uma medição entre a borda e o Olecrano, para marcar onde avaliar o aluno, deve-se acompanhar  o tríceps e o bíceps.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (106.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com