TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sindrome Metabolica Portfolio

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

VANESA VENÂNCIO DE AMORIM - 8139527

Educação Física - Bacharelado

PORTFÓLIO – SÍNDROME METABÓLICA

Virgínia Campos Silvestrini

Claretiano Centro Universitário

        

GOIÂNIA

2021

Resumo

A Síndrome Metabólica é advém na maioria dos casos de pessoas com grande quantidade de tecido adiposo, uma vez que de alguma forma essa síndrome esteja presente em um indivíduo pode ser o indicio de uma patologia. Para que esse assunto seja de fácil entendimento até mesmo a pessoas leigas, deve-se saber bem como a Síndrome Metabólica afeta suas vias e de que forma o corpo reage.

Assim para que se tenha uma análise sobre a situação podendo recorrer a um especialista em busca de tratamento seja ele apenas por mudança de alimentação, exercícios físicos ou em conjunto com alguns fármacos.

Palavras Chaves: Síndrome Metabólica, Vias Metabólicas, Obesidade, Tratamento e Fármacos.


Sumário

  1. Introdução        4
  2. Síndrome Metabólica        5
  3. Vias Metabólicas        5

3.1 Obesidade Abdominal        6

3.2 Dislipidémia Aterogênica        6

3.3 Tensão Arterial        6

3.4 Resistência à Insulina        7

  1. Fármacos Relacionados ao Tratamento de Síndrome Metabólica        7
  2. Conclusão        8
  3. Referências bibliográficas        9


Introdução

A Síndrome Metabólica é um conjunto de alterações em nossas vias metabólicas, com ela afetando diversas partes importante para nossa funcionalidade corporal se desencadeia algumas patologias com sua relação conjunta.

Segundo Dias (2018), “A síndrome metabólica é uma condição que, segundo os critérios NCEP/ATP III, se diagnostica quando se verificam três de cinco fatores: obesidade abdominal, elevação dos níveis de triglicéridos, diminuição dos níveis de colesterol HDL, hipertensão arterial e aumento da glicémia em jejum.”.

Geralmente presente em pessoas obesas, cada via se altera de uma determinada forma e desbalancear o equilíbrio normal de um corpo saudável. As preocupações para que com essa Síndrome advém de como se comporta o corpo e qual enfermidade vem a se desenvolver. Existe tratamentos para cada parte, remediado com exercício físicos e fazendo com que o corpo em reação química ao fármaco venha a pôr de volta sua normalidade.


Síndrome Metabólica

A Síndrome Metabólica é o nome dado para um conjunto de fatores que se tem como origem Metabólica, desencadeando patologias diversas. Os principais fatores alterados nessa síndrome advêm da obesidade abdominal, elevação dos níveis de triglicéridos, diminuição dos níveis de colesterol HDL, hipertensão arterial e aumento da glicemia. Com essas condições afetadas no corpo humano em conjunto a genética de um indivíduo se tem uma grande incidência para riscos cardiovasculares podendo dizer que grande parte das pessoas contendo a SM são obesas.

A síndrome metabólica (SM) está identificada desde há algumas décadas, embora com nomes e definições diversas, mas só nos últimos anos se instalou a controvérsia sobre a sua definição e significado1,2. Síndrome metabólica é uma designação que não se refere a uma doença específica, mas a uma constelação de fatores de risco de origem metabólica que têm tendência para se agruparem: obesidade central (abdominal), triglicéridos elevados, HDL colesterol baixo, intolerância à glucose e hipertensão. Não é uma verdadeira entidade clínica causada por um simples fator e revela alguma variação nos componentes entre indivíduos, sobretudo entre diferentes grupos étnicos. (Rocha, 2012).

Vias Metabólicas

Para se compreender melhor a Síndrome Metabólica é preciso ver como as vias são afetadas e quais os processos a caracterizam. Um exemplo para explicar o processo:

 Um indivíduo com obesidade apresenta aumento na tensão arterial (TA), consigo também uma grande quantidade de tecido adiposo o que ocorre um acumulo de ácidos gordos livres (AGL), com essa concentração elevada em suas vias irá desencadear a resistência à insulina podendo resultar no aumento da glicémia. Ao decorrer do tempo este indivíduo que já não tem a funcionalidade normal da insulina em conjunto com a AGL terá uma elevação na excreção hepática de glicose, aumentando os triglicérideos (TG) e assim tendo a diminuição de colesterol HDL como consequência.

Obesidade Abdominal

Obesidade abdominal ou também conhecida como gordura visceral se diz respeito ao tecido adiposo que se forma na parte superior do corpo, podendo ser subcutânea também. É mais recorrente assimilar a visceral com a síndrome metabólica, essa gordura age de forma que cria uma defesa muscular resistindo sobre a insulina. Encarregado de outros fatores como armazenar adipocitocinas, péptidos bioativos que causam danos metabólicos.

A adiponectina está inversamente relacionada com a resistência à insulina e existem evidências de que poderá demonstrar uma ação anti-aterogénica, apresentando menores concentrações na circulação de indivíduos obesos.

A IL-6 e o TNF-alfa são citocinas pró-inflamatórias e podem contribuir para a existência de resistência à insulina e inflamação sistémica, estando comummente aumentadas na circulação de sujeitos obesos. (Dias. Pg 9, 2018).

Dislipidémia Aterogênica

A dislipidemia aterogênica advém no aumento do colesterol LDL, VLDL e triglicéridos, com a diminuição do colesterol HDL.

Os triglicéridos são lípidos fabricados pelo fígado, em conjunto com a obesidade a diminuição do colesterol HDL e aumento de LDL, fazem com que os triglicéridos tenham crescimento causando riscos em VLDL. Todo esse conjunto é associado na síndrome metabólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com