TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA MÍDIA TELEVISIVA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  17/2/2019  •  Monografia  •  18.085 Palavras (73 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 73

Adriana Cândida de Oliveira

A UTILIZAÇÃO DA MÍDIA TELEVISIVA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Belo Horizonte – MG

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

2010


Adriana Cândida de Oliveira

A UTILIZAÇÃO DA MÍDIA TELEVISIVA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Monografia        apresentada        à        disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II TCCII do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia

e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciatura em Educação Física.

Orientador: Prof. Ms. Gustavo Côrtes

Belo Horizonte 2010


RESUMO

Autilização deste trabalho surgiu com o intuito de verificar o quanto à televisão, um veículo de informação tão presente na sociedade, vem influenciando o professor no planejamento de suas aulas através de aplicação de questionários. Porém o que ele identificou foi que: as mídias mesmo sendo fontes de informação  e de ilustração de conteúdos para as aulas de educação física, o professor  não  têm as utilizado com tanta freqüência no momento de elaborar seus projetos. O  que se percebe é o uso de equipamentos para deixar as aulas mais dinâmicas. Além disso, foi visto que as instituições de ensino têm incentivado pouco o professor de educação física em elaborar planejamentos em conjunto com os colegas de outras áreas e até mesmo os da própria disciplina, criando assim um ambiente individualista. Portanto o que deve ser feito é incentivar o educador físico a elaborar trabalhos utilizando as mídias para se atingir melhor os objetivos propostos da educação e da educação física e ainda promover aos alunos um senso critico em relação às informações que os meios de comunicação vêm veiculando.

Palavras chave: Mídias. Televisão. Esportes. Cultura Corporal de Movimento. Educação Física Escolar.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        07
  2. O SURGIMENTO DA TELEVISÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA        10

1.1 A comunicação dos povos através da imagem        10

  1. O ESPORTE E A TELEVISÃO        14
  1. A Televisão        14

3.1.1 Afinal de contas, porque a população brasileira gosta de ficar tantas horas à frente da televisão?        18

  1. O esporte telespetáculo        19
  1. A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO E A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA        25
  1. A Educação Física diante do espetáculo esportivo        28
  1. AS PERSPECTIVAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE O PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DO ESPORTE        30
  1. O uso da mídia televisiva nas aulas de Educação Física        32
  1. A MÍDIA TELEVISIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA        36
  1. A Educação Física e a mídia de forma transparente        38
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        49

REFERÊNCIAS        54

APÊNDICE A: Termo Livre e Esclarecido        59

APÊNDICE B: Questionário aplicado aos professores        63


  1. INTRODUÇÃO

A televisão brasileira surgiu desde a década de 50 e desde essa época trouxe inúmeras mudanças na rotina de vida da população do país. Durante a minha infância ela sempre esteve muito presente, pois através dela que aprendi algumas músicas – até aprendi o alfabeto em libras por causa da música da Xuxa, assisti a muitos desenhos animados que inspiravam nas brincadeiras da minha turma do bairro e da escola. Através desse contato com  a televisão fez com que  eu ampliasse meus conhecimentos sobre inúmeros assuntos  e,  principalmente, me fez conhecer os esportes.

Na minha infância, em época de Copa do Mundo a vizinhança ficava toda eufórica para acompanhar os jogos do Brasil. A gente enfeitava a rua, comprava camisa e ainda colocava a televisão na rua para pudéssemos torcer todos juntos. Foi neste momento que passei a admirar o futebol  brasileiro e dar mais valor a  este esporte tão comum em nosso país.

Ao longo do Curso de Licenciatura em Educação Física surgiram disciplinas que tinham acompanhamento de algumas aulas em escolas; esta era a matéria Análise da Prática de Estágio de Educação Física II e esta fez com que eu percebesse o quanto a mídia televisiva está presente na vida cotidiana dos alunos e, estes levam muitas informações recebidas para o meio escolar, pois sempre via os jovens comentando sobre o noticiário ou mesmo algum programa que passou  no do dia anterior. Por a televisão ser um meio muito influente na vida dos alunos, ela pode ser utilizada como um instrumento de complementação ou mesmo de aproximação dos conteúdos das aulas com a realidade/diversidade cultural que  eles têm acesso. Além disso, ela aproxima as culturas e ainda divulga informações sobre povos distantes.

Através da facilidade em ter acesso a esse meio de comunicação a população, espectadora assídua, passa a ser um alvo fácil de consumo de  produtos e de comportamentos por meio do contato com a televisão.


Diante dessas avaliações comecei a me questionar sobre a influência da televisão nas atividades do dia-a-dia dos adolescentes. Por isso, desejei verificar com este trabalho o quanto o professor de Educação Física tem levado em consideração os noticiários, a programação e até mesmo informações fornecidas pela nossa janela de vidro no momento de elaboração de seu planejamento das aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (117.5 Kb)   pdf (609.4 Kb)   docx (137 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com