TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva Social

Por:   •  4/11/2016  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

A PERSPECTIVA SOCIAL-COGNITIVA

A perspectiva social-cognitiva integra princípios de aprendizagem, cognição e influência; os teóricos acreditam que aprendemos muito de nossos comportamentos ou por meio de condicionamento ou observando as outras pessoas.

Determinismo recíproco é denominado como um processo de interagir com o meio ambiente, os fatores internos e as influencias do ambiente operam como determinante que se interligam.

O controle pessoal é a maneira de como interagimos com o nosso meio ambiente, se aprendemos a nos ver no controle do nosso ambiente ou sendo controlados por ele. Assim como o músculo o autocontrole enfraquece temporariamente depois de um esforça, recupera-se com descanso e fica mais forte com o exercício, requer atenção e energia.

Otimismo é uma medida de quanto você se sente impotente ou eficaz é saber onde você está em relação ao otimismo-pessimismo. O sucesso requer bastante otimismo para fornecer esperança e pessimismo suficientes para evitar a complacência, porem o otimismo excessivo também pode nos deixar cegos para os riscos reais, as pessoas podem deixar de tomar precauções sensatas.

Avaliando o comportamento em situações

Os pesquisadores da perspectiva social-cognitiva analisam o efeito de diferentes situações sobre os padrões de comportamento e as atitudes das pessoas. Esses procedimentos exploram o principio de que a melhor maneira de se predizer o comportamento futuro não é nem por meio de testes de personalidade nem pela instituição do entrevistador, em vez disso, são os padrões de comportamento passado da pessoa em situações semelhantes que contam.

Avaliando a perspectiva social-cognitiva

Embora imperfeita por menosprezar a importância da dinâmica do inconsciente, das emoções e dos traços internos, tem como base os conceitos de aprendizagem e cognição estabelecidos pela psicologia.

EXPLORANDO O EU (SELF)

Os pesquisadores de personalidade investigam as raízes e os frutos das diferenças individuais tanto na auto-estima quanto no orgulho egocêntrico.

As pessoas que se sentem bem em relação a si mesmas passam menos noites sem dormir, cedem com menos facilidade a pressões para se conformar, são menos propensas a usar drogas, são mais persistentes diante de tarefas difíceis, simplesmente, mais felizes. A auto-estima baixa manifesta-se de diferentes formas, como as pessoas vulneráveis a depressão, a dor da rejeição social, entre outros.

Em estudos sobre a auto-estima, mesmo aqueles que apresentam escore baixo demonstram estar a meio caminho de melhores escores.

O orgulho quase sempre antecede a queda, as pessoas que tem ego muito grande quando vêem sua auto-estima ameaçada podem fazer mais do que humilhar os outros: podem reagir violentamente.

Mas a pesquisa confirma a importância da auto-estima alta e a potencia do egoísmo tendencioso.

A cultura e o Eu (self)

Os indivíduos e as culturas variam ao dar prioridade ao “eu” ou ao “nós”, ao controle pessoal e à realização individual ou as ligações sociais e a solidariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com