TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diversidade na dança

Por:   •  19/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Professor: Guilherme Adriano da Silva Pinheiro

Escola: Sabiá

Título: A diversidade na dança

Duração: 5 aulas de 2 horas cada

Ano: 6º ano do ensino fundamental

  1. Objetivos: Disponibilizar para os alunos aulas diversificadas que consigam romper com os preconceitos existentes principalmente quando se fala em dança, mas também os preconceitos existentes com outras etnias. A dança não é algo especificamente para meninas, por isso a importância de desenvolvê-la na escola, o conhecimento é a chave para romper os preconceitos. É na dança que o movimento corporal é coordenado com ritmos, equilíbrio e organização corporal e mental e a expressão de sentimentos característicos daquela dança.
  2. Conteúdo: Expressão corporal; Sentimentos; Organização e disciplina; Atividades de desenvolvimento da memória, do raciocínio, da autoestima e autoconfiança.
  3. Estratégias: Em uma primeira aula farei uma exposição sobre as danças típicas de alguns países como Colômbia, Argentina, Itália entre outros, mostrando-lhes a importâncias dessas danças, as quais carregam um caráter cultural e histórico, é importante que conheçam para que se interessem pelo assunto. Caso tenha mais turmas de 6º ano farei o mesmo exercício para que assim nos organizemos em grupos para realizar algumas danças de outros países sorteados aleatoriamente, caso não tenha outra turma poderemos juntar outros níveis de ensino como o 7º e o 8º ano. Dentre essas turmas dividiremos em 5 grupos, podendo ser escolhido pelos alunos, então irão sortear uma das danças típicas que serão: Zumba (Colômbia); Sapateado (Irlanda); Samba (Brasil); Break Dance (EUA); Kuduro (Africana). Após a divisão teremos as exposições das coreográficas escolhidas em anexo, e assim que possível o início dos ensaios, para motivação dos alunos podemos organizar um evento cultural, o qual será apresentado as danças ensaiadas, com a organização de comidas típicas das regiões selecionadas.
  4. Recursos materiais: Datashow, vídeos com as danças, quadra ou sala de dança (caso tenha espelho), roupas típicas caso seja possível confeccioná-las ou tenha no acervo da escola, caixa de som.
  5. Sugestão de interdisciplinaridade: Professores de história e geografia poderiam aderir as danças para explicar a origem histórica das danças e dos próprios países, como é a política, a religião e os costumes. Na geografia é possível estudar os aspectos geográficos daquelas regiões, suas localizações e as peculiaridades delas, assim como o relevo, aspectos econômicos entre outros.
  6. Avaliação: As avaliações a serem realizadas serão a partir da motivação dos alunos, o interesse de melhorar individualmente e querer ajudar seus amigos a melhorarem, será uma dança em grupo por isso a cooperação e o bom relacionamento também serão fundamentais. Sabemos que nem todos terão proximidade com a dança e facilidade para aprender, mas é necessário mostrar esforço e buscar melhores resultados. O comprometimento e a seriedade com a atividade são essenciais. Não é necessário fazer tudo perfeitamente correto para ganhar a nota máxima, mas sim o empenho com a dança e o respeito pela cultura do outro. Essa atividade tem como objetivo o estudo de outras regiões e suas importâncias e o movimento corporal como fonte de saúde e de conhecimento, por isso esses aspectos serão relevantes.

Anexos:

Zumba – Colombia

https://www.youtube.com/watch?v=7X8eftN2mv0

Sapateado – Irlanda

https://www.youtube.com/watch?v=NpnhMwEHEPA

Samba – Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=BzmmAyy0NqY

Break Dance – EUA

https://www.youtube.com/watch?v=ASBWR6xce0o

Kuduro – Africa

https://www.youtube.com/watch?v=XYTQLGI-lv8 

Referências

https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/danca-historia-ritmo-movimento.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com