TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da esducaçao fisica na saude

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  5.164 Palavras (21 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora de Defesa do Centro Universitário Hermínio Ometto, como parte integrante da avaliação do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Categoria: Artigo de Revisão de Literatura

ASMA E ATIVIDADE FÍSICA: NOÇÕES BÁSICAS PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 2]

Carla Dias

Giliane Rosa

Orientador: Prof. Dr. Fernando Oliveira Catanho da Silva

DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado a toda nossa família, por entender que a nossa ausência durante estes anos foi para nos dedicarmos aos nossos estudos.

AGRADECIMENTO

A Deus, por nos ter feito acreditar que somos capazes.

Aos nossos familiares, pelo auxílio que nos deram.

Ao nosso orientador Prof. Dr. Fernando Oliveira Catanho da Silva que muito nos ajudou com sua paciência e seus ensinamentos para a realização deste trabalho.

A todos que participaram e contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho.

RESUMO

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica que leva o indivíduo a apresentar dificuldades respiratórias com sintomas de tosse, aperto no peito, dispnéia e sibilância ao expirar. É classificada como intermitente, persistente, leve, moderada e grave. A crise asmática pode ser desencadeada por contato com alérgenos e substâncias irritantes do ambiente, mudanças na temperatura, umidade do ar e exercício físico, denominada Asma Induzida por exercício (AIE) ou broncoconstrição induzida por exercício (BIE), que aumenta de forma transitória a resistência das vias aéreas e pode ocorrer dependendo do tipo, intensidade e duração da atividade física, com incidência em grande parte da população com asma. A pessoa asmática, ao praticar uma atividade física, pode tanto se beneficiar dela no tratamento de sua doença quanto sofrer uma crise de falta de ar, já que o exercício é capaz de desencadear essa crise. Desta forma, não pode praticar nenhuma atividade aleatoriamente, necessita fazê-la sob tutoria de um profissional especializado. Portanto, é imprescindível que todo educador físico conheça os mecanismos da doença para que possa montar um programa de treinamento, o qual seja um componente auxiliar no tratamento dessa patologia, contribuindo para melhorar o condicionamento físico, diminuir as crises de asma e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Assim, o trabalho destina-se ao profissional de Educação Física e tem como objetivo, por meio da revisão de literatura, subsidiar o seu trabalho através de uma compilação que fornecerá uma base teórica para que ele possa compreender melhor esse tema e orientar uma prática segura de atividade física para a pessoa asmática.

Palavras-chave: Asma, exercício físico, qualidade de vida.

ABSTRACT

Asthma is a chronic inflammatory lung disease that leads the individual to have difficulty with respiratory symptoms of cough, chest tightness, dyspnea and wheezing when exhaling. It is classified as intermittent, persistent, mild, moderate and severe. The asthma attacks can be triggered by contact with allergens and irritants from the environment, changes in temperature, humidity and exercise, called exercise-induced asthma (EIA) or exercise induced bronchialconstriction (EIB), which increases transiently airway resistance and it may occur depending on the type, intensity and duration of physical activity, focusing largely on the population with asthma. The person with asthma, while practicing a physical activity, can both benefit from it in the treatment of their disease and suffering a crisis of lack of air, since the exercise is capable of triggering the crisis. Thus, it can play randomly any activity, you need to do it in a mentoring expert. Therefore, it is essential that every teacher knows the physical mechanisms of the disease so you can build a training program, which is an auxiliary component in the treatment of this disease, contributing to improve fitness, reduce asthma attacks and contribute to the improvement quality of life of the individual. Thus, the work is intended for professional Physical Education and aims, through literature review, subsidize their work through a compilation that will provide a theoretical basis so that it could better be understood in these issue and guide safe practice physical activity for people with asthma.

Keyword: asthma; exercise; quality of life.

INTRODUÇÃO 

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, desencadeada por fatores genéticos e exposição ambiental a diversos alérgenos, que leva o indivíduo a apresentar sintomas de tosse, aperto no peito, dispnéia e sibilância ao expirar (FIKS, 2008).

Essa dificuldade respiratória se dá em função do estreitamento das vias aéreas causado pela inflamação dos brônquios. É essa inflamação que deixa os brônquios sensíveis aos alérgenos. Quando o indivíduo entra em contato com esses estímulos irritantes há um aumento da resposta de contração dos músculos ao redor dos brônquios e há uma produção de muco que obstrui o fluxo de ar. Essa obstrução pode ser revertida de forma espontânea ou com o uso de medicamentos (I CONSENSO BRASILEIRO DE DUCAÇÃO EM ASMA, 1996).

Fisiologicamente isso pode ser explicado pelo motivo de os fatores desencadeantes da asma aumentarem o influxo de cálcio para o interior das células que compõe os tecidos dos brônquios, denominada mastócitos, que reagem liberando mediadores químicos que ocasionam os eventos citados anteriormente (POWERS E HOWLEY, 2000).

As crises asmáticas podem ser desencadeadas pelos alérgenos como o pó, mofo, pêlos, penas, pólen; substâncias irritantes como produtos de limpeza, inseticida, perfumes, poluição atmosférica, fumaça de cigarro; ar frio e seco; fatores infecciosos como gripes e resfriados, remédios como aspirina e antiinflamatórios; fatores emocionais e também por exercício físico intenso (TEIXEIRA, 2008).

Segundo o III Consenso Brasileiro de Manejo de Asma (2002), a incidência no país ocorre por volta de 350.000 internações ao ano, sendo a quarta causa de hospitalizações pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o que representa 2,3 % do total e a terceira causa na população de crianças e adultos jovens.

Apesar da prevalência da asma estar aumentando em todo o mundo, no Brasil encontra-se estável e conforme dados recentes de um estudo da International Study for Asthma and Allergies in Childhood – ISAAC, a asma incide sobre 11,6 % entre escolares (seis e sete anos), 13,7 % entre adolescentes (treze e catorze anos) dentro da média mundial, sendo que no Brasil corresponde a 20 % para as duas faixas etárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (644.1 Kb)   docx (433.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com