TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E SAÚDE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.162 Palavras (21 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 21

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ANTONIO CARLOS RODRIGUES FILHO

   EDUCAÇÃO E SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NO ÂMBITO ESCOLAR

[pic 1]

FUNDÃO-ES

2020

EDUCAÇÃO E SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Antonio Carlos Rodrigues Filho[1]

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO - A prática de atividade física constitui a base que norteia os protocolos de saúde com intuito de manutenção e preservação da saúde, quando realizada adequadamente, pode prevenir e controlar diversas doenças. As mudanças no estilo de vida, principalmente de crianças e adolescentes nos últimos anos, geram novas relações sociais, tornando este grupo mais vulnerável a comportamentos que colocam a saúde em risco. Assim, com foco nesse problema, se desenvolveu essa pesquisa, onde se discorre sobre Educação e Saúde, com foco para a prática de atividades físicas no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo compreender a importância da prática de atividades físicas no âmbito escolar e o papel do professor de educação física numa educação voltada para a saúde, que mostrou entre outras coisas, que a educação física se mostra como essencial nesse contexto, devendo seus profissionais estarem aptos e capacitados para desenvolver sua função, tornando suas aulas mais atrativas. Um tema de grande relevância, pois vem de encontro com aquilo que prevê nossa legislação ao atribuir à educação, a responsabilidade de formar os sujeitos para a vida.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Saúde. Hábitos Saudáveis. Atividade Física.

  1. INTRODUÇÃO

Dados e estudos realizados recentemente e expressos nos mais distintos canais midiáticos e remotos, mostram que há índices enormes de sedentarismo remetidos às crianças e adolescentes dentro da sociedade. A prática de atividades físicas tem ficado em segundo plano frente às inovações e atrativos tecnológicos. Diante desse cenário, observa-se que a obtenção de hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes deveria ser um dos objetivos principais da educação escolar, pois a escola se caracteriza como um local apropriado para o desenvolvimento de programas educacionais sobre os benefícios que as atividades físicas podem proporcionar para a saúde.

Educação e saúde estão intrinsecamente ligadas. Como a educação física está relacionada ao desenvolvimento da coordenação motora, da propagação dos movimentos, a sua importância dentro desse contexto é incontestável. A prática de atividades físicas se faz de grande relevância, assim como uma reeducação alimentar, a disciplina ganha ainda mais destaque dentro do cenário educacional e da sociedade em geral.

Ressalta-se que uma educação voltada para a saúde não constitui de mais uma disciplina escolar, mas uma preocupação dos profissionais envolvidos, em garantir aos seus alunos conhecimentos que levem a uma consciência sobre os cuidados para com seus corpos. Diante disso, compreende-se a importância da abordagem dessa temática, onde se reconhece o papel da educação na promoção da saúde, movida principalmente através da prática de atividades físicas em seu âmbito e seu papel conscientizador e formador de opiniões.

Sendo assim, a escola se torna um lugar de grande importância para promoção da saúde, principalmente quando desempenha papel fundamental na formação do aluno/cidadão crítico, estimulando o exercício de direitos e deveres, controle das condições de saúde e qualidade de vida, tendo a escolha por atitudes mais saudáveis.

Observada a relevância do tema abordado, desenvolveu-se esse estudo, que teve como modelo norteador uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de estudos e outras publicações disponibilizadas por meios remotos, além de contribuições de renomados autores que já discorreram sobre esse assunto. Uma pesquisa que teve como objetivo compreender a importância da prática de atividades físicas no âmbito escolar e o papel do professor de educação física numa educação voltada para a saúde.

  1. ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

O século XX, imerso em muitas mudanças sociais e tecnológicas, mostrou que a tecnologia veio para substituir a mão de obra e transporte, assim exigindo menos esforço físico e mais esforço intelectual de uma parcela considerável de indivíduos. Com isso, muitas pessoas mudaram seu estilo de vida. Logo em seguida vieram os resultados dessas mudanças, afetando a qualidade de vida, a saúde e trazendo aumento de doenças.

O comodismo e sedentarismo trazem consigo uma série de problemas à saúde dos sujeitos dentro da sociedade, pois diante do cenário destacado, grande parcela da população ignora que todas as partes corporais, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, se pouco utilizadas, tornam-se mais sujeitas às doenças e envelhecem rapidamente (NAHAS, 2010).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que há três fatores preponderantes nas causas de mortes ocasionadas por doenças não transmissíveis e que, portanto, poderiam ser evitadas: inatividade física, alimentação inadequada e tabagismo (OMS, 2018). Assim, de imediato se vislumbra a importância da atividade física na vida dos sujeitos.

Nahas (2010) considera atividade física todo o tipo de movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético superior aos níveis de repouso. Assim, podemos afirmar que independentemente de ser um atleta ou não, de participar de treinamentos supervisionados ou não, manter-se ativos, com gastos energéticos provenientes de alguma atividade física, torna o sujeito mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com