TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Física Bacharelado

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Centro Universitário Claretiano

GOVERNADOR VALADARES

2017

A importância da atividade física como elemento fundamental para a promoção da saúde

O termo saúde, não advém de ausência de doenças, mas sim de uma “saúde pré-moldada” e educada com hábitos saudáveis,  que contribuem durante uma vida, para se obter na soma dos fatores, uma melhoria em sua qualidade.

Atualmente, vivemos em uma época onde o sedentarismo e a obesidade ameaçam a vida da população. Pesquisas recentes apontam que o número de obesos e sedentários só crescem, e pouco se faz para mudar esta realidade. Acredita-se que no futuro, estes números tendem a aumentar, prejudicando ainda mais esta realidade já vivida.

Muitos dizem não ter tempo, não ter disposição, dinheiro, ou até mesmo que não encontraram uma atividade física com a qual se identificassem, e com isso não fazem nada. Aumentando estatísticas, e levando a população a uma vida sem qualidade, com menos saúde, e até mesmo, ao aumento do número de mortes por doenças que se acarretam ao longo de uma vida desregrada e com exageros desnecessários. A atividade física, deve ser vista e tida, como um meio de promoção de uma vida mais completa. Pois quando a mesma se torna rotina, traz inúmeros benefícios a quem as pratica. Além dos benefícios estéticos, comprovadamente, traz benefícios quanto à redução das doenças que a falta da mesma proporciona. Pacientes com doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, obesidade, quando submetidos a atividades físicas, com acompanhamento adequado as suas necessidades, conseguem redução significativa da doença, que em alguns casos de sucesso, até conseguem deixar a medicação e fazer o controle somente com a própria atividade física.

Para se ter uma comprovação atual, pode-se realizar estudos epidemiológicos na área de atuação do educador físico, e obter um resultado atualizado desta realidade. Com a finalidade de se conseguir chegar às causas, consequências, tratamento e prevenção. Levando os dados coletados para um estudo mais aprofundado e obtendo assim, as respostas que se precisam para que se possa trabalhar de maneira adequada, afim de se conseguir agir tanto na área de prevenção, como de tratamento.

E tendo-o como base, o educador físico terá o conhecimento adequado e necessário para a elaboração de programas de atividades, levando sempre em consideração as capacidades que são: Aptidão cardiorrespiratória; Melhora da composição corporal; Força; Flexibilidade e Resistência muscular localizada. E seus fatores, que podem ser interesse individual, necessidade de saúde, frequência, intensidade, dentre outros. Que quando seguidos corretamente, são de suma importância para se atingir a excelência do trabalho do educador.

E somados ao que sugere a OMS, possibilitará com que um plano de atividades físicas para crianças, jovens, adultos e idosos, seja sempre elaborado com a devida precaução, e seguindo as necessidades individuais e coletivas de cada grupo trabalhado. Por exemplo, sugere-se que para crianças de 05 a 17 anos, a atividade física seja contabilizada como 60 minutos diários, podendo estes, serem divididos em 30 pela manhã e 30 à tarde. E estes exercícios podem ser trabalhados através de brincadeiras, jogos, esportes, tarefas, educação física, sempre visando adicionar melhoria à vida de quem às pratica. Para adultos entre 18 e 64 anos, sugere-se 150 minutos de atividade por semana, sendo as mesmas calculadas e elaboradas seguindo os parâmetros de individualidade. E estas atividades podem ser danças, caminhadas, atividades aeróbicas, treino de força, e etc. Idosos acima de 64 anos, sugere-se que 150 minutos de atividades semanais, porém para ganhos adicionais, pode-se chegar a 300 minutos semanais. E as atividades também variam de acordo com a capacidade de execução das mesmas, podendo ser das mais simples as que mais exijam força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com