TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da alimentação no desempenho acadêmico do universitário de Educação Física da ESA.

Por:   •  27/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A influência da alimentação no desempenho acadêmico do universitário de Educação Física da ESA.

MANAUS, AM

2019


EVELLYN SAMARA MORAES DE SOUZA

MARCELA RODRIGUES ALVES

MIGUEL VICTOR RIOS BRANDÃO

STEFANI OLIVEIRA RIBEIRO

YAGO INHUMA DELGADO MACIEL BONIFÁCIO

ZEINA REBECA DE SOUSA VIDAL LEITE

A influência da alimentação no desempenho acadêmico do universitário de Educação Física da ESA.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Orientador: Professor Doutor Vinícius Azevedo Machado,

Professor Doutor Jefferson Jurema

MANAUS, AM

2019

SUMÁRIO

I.            INTRODUÇÃO        4

1.1        Objetivos        5

1.1.1        Objetivos Gerais        5

1.1.2        Objetivos Específicos        5

1.2        Justificativa        5

1.3        Problemática        6

1.4        Questões a Investigar        6

II.                Metodologia        7

2.1        Material e Método        7

2.2        Delimitação do Estudo        7

2.3        População ou Amostra        7

2.4        Revisão de Literatura        7

2.5        Coleta de Dados        8

2.6        Análise de Dados        9

2.7        Cronograma        9

2.7.1        Cronograma de Custos        9

2.7.2        Cronograma de Execução        9

III.           Possíveis Achados        10

IV.        Referências.        11

V.           Anexos        13


  1.         INTRODUÇÃO

Desde o período pré-histórico a alimentação foi uma das principais prioridades para o ser humano, pois é dela que obtemos a energia necessária para fazermos todas nossas atividades diárias. Para se ter noção da importância da alimentação, na evolução, o cérebro (responsável por cerca de 20% a 25% do consumo das calorias consumidas) do ser humano só aumentou de tamanho depois que aprendemos a cozinhar pois assim absorvemos melhor os nutrientes dos alimentos.

Com a revolução industrial os hábitos de vida da população tiveram grandes mudanças, principalmente a mudança de alimentos consumidos. Com isso, os trabalhadores deixaram os campos e começaram a trabalhar em indústrias, com o passar dos anos, com a vida corrida que o trabalhador passou a ter, a falta de tempo refletiu na qualidade de sua alimentação aumentando o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar refinado e pobres em carboidratos complexos e fibras. A revolução industrial além de transformar a sociedade e o meio em que viviam também modificou drasticamente a sua saúde.

Do homem pré-histórico para o homem moderno teve significativas mudanças principalmente na sua alimentação e atividades físicas, pois com a revolução industrial o homem urbano não teve mais necessidade de plantar, caçar e pescar para ter os alimentos em suas mãos e isso o tornou sedentário. O que trouxe diversos problemas de saúde provindas da sua pobre alimentação e baixo nível de atividade física.

Como afirma Fischler (2001, p.66), “nós nos tornamos o que nós comemos”. Muitas das vezes é confundido a saúde com o físico, as pessoas ainda tem a mentalidade de que para uma pessoa ser saudável ela precisa necessariamente ter um corpo belo, mas já foi comprovado que nem sempre uma pessoa que tem um corpo esculpido e desejado por todos é uma pessoa saudável, pois a saúde vai muito além do físico, a pessoa que está com aquele corpo aparentemente impecável pode ter diversos problemas de saúde para obter aquele corpo. E infelizmente essa venerabilidade pelo corpo perfeito faz com que as pessoas desenvolvam sérios problemas de saúde buscando ter esse corpo como anorexia e compulsão alimentar.


A entrada na faculdade é um choque na vida da pessoa pois a rotina nela é totalmente diferente do ensino médio. O ensino superior exige muito mais tempo, dedicação e responsabilidade, pois nele estamos aprendendo a nos tornar bons profissionais, e no decorrer dos anos, vemos que durante a faculdade o tempo se torna cada vez mais escasso e essa falta de tempo acarreta o mesmo problema que no período da revolução industrial onde o homem não tinha tempo para ter uma alimentação saudável e optava por alimentos industrializados ricos em açúcares e gorduras, pela facilidade de acesso e praticidade para o consumo.

Como muito dos universitários de Educação Física já estão envolvidos nessa área de nutrição e prática de atividades física, nós decidimos delimitar o projeto para esse curso em específico para compreender como administram o seu tempo de estudo, alimentação e prática de exercícios físicos, e com esse curso em específico as informações acerca do assunto terão uma base acadêmica e virão mais enriquecidas.

  1. Objetivos

  1. Objetivos Gerais

        Analisar a alimentação dos estudantes de Educação física da ESA e a sua influência no desempenho acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com