TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Curso:

Educação Física

Disciplina:

ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL.

Professor (a):

SERGIO BRANDÃO

ATIVIDADE

TEMA: A CRISE DE VALORES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

TEMA: A CRISE DE VALORES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ESTUDO DOS CONCEITOS DE ÉTICA E MO

 ALUNOS DO 2º PERÍODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

  • Brenda Natália dos Santos Ferreira

1° Conceitue ÉTICA e MORAL. Cite pelo menos duas características de cada uma,

R: Ética está associada ao estudo dos valores morais que orientam o aspecto comportamental de um indivíduo perante uma sociedade. Moral está relacionada a costumes, tabus, regras, convenções, padrões, leis etc. elas estão interligadas de uma maneira bem forte. Por exemplo: um estado tem suas leis, cabe ao indivíduo segui-las. As leis (cumprimento) são o que diz respeito “moral” o ato de você respeitar o que está sendo imposto é a ética.  

  1. Fale sobre o que são os valores éticos.

R: Diz respeito ao conceito de valor moral. Os valores éticos são guias que empoem como devem atuar as pessoas, ao passo que os valores morais constituem o indivíduo como ser humano. Os valores éticos podem ser relativos (dependem da perspectiva individual da pessoa ou da sua cultura) ou absoluta (não se associa ao individual ou cultural, pois se mantem-se constante uma vez que tem valor por si mesmo).

 

  1. Quais as diferenças possíveis entre ética e moral na visão de pensadores, filósofos e de acordo com o pesquisado pelas vídeo-aulas mencionadas abaixo.

R: Para Pereira a moral é tudo aquilo (ato, comportamento, fato acontecimento) que realiza o homem, que enraíza em si mesmo, por ele e para ele, ganha sentido humano. Vásquez escreve que “moral vem do latim mos ou mores, ‘costumes’, no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito”. E para Cortina ética é “uma parte da filosofia que reflete sobre a moral, e por isso também rebe o nome de ‘filosofia mora’”. Arruda e Martins afirmam que “ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado que ‘costume’, ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral”.

  1. Fale e caracterize o que é a razão e racionalismo.

R: O racionalismo é corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio com uma operação mental discursiva e lógica que usa uma ou mais preposição para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. A razão humana pode ser definida como sendo a relação as exigências lógicas humanas e as dadas provenientes do mundo dos fenômenos e da existência, conforme percebidas pelo homem.

  1. O que vem a ser o juízo moral dentro de uma visão conceitual.

R: O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a uma série de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida. E de acordo com Jean Piaget a “essência da moral está no respeito que o indivíduo adquiri pelas regras” e essa moral não está na obediência as regras mas sim pelo respeito.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com