TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE ANATOMIA LOCOMOTORA DA BRAÇADA NO NADO CRAWL

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  2.136 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

O nado crawl é considerado um dos estilos da natação mais simples e difundidos entre todos os que existem. De simples execução, este nado é geralmente o primeiro que se é ensinado. Ele é constituído de duas grandes fases: a submersa (ou aquática) e a aérea (ou de recuperação).

A FASE SUBMERSA (OU AQUÁTICA)

A primeira, a fase submersa (ou aquática) tem como característica principal a execução de quatro movimentos: a entrada (ou varredura para fora), o apoio (ou varredura para baixo), a tração (ou varredura para dentro) e o empurrão (ou varredura para cima).

[pic 1]

Fonte: Material Didático do Prof. Kleilson Albuquerque (Estácio-FaSe)

A entrada (varredura para fora) é o movimento inicial da braçada do nado crawl. Nele, os braços ficam ligeiramente flexionados, sendo que o primeiro contato do membro superior com o meio líquido se dá pela ponta dos dedos. Com o membro superior dentro do meio líquido, há a perda de velocidade, devido resistência empregada pela água em contato com esta parte do corpo.

Nesse primeiro momento de flexão, uma série de músculos são solicitados pelo sistema locomotor. Entre eles figuram:

  • O deltoide, em suas fibras anteriores;
  • O bíceps braquial.

É importante ressaltar a função do manguito rotador neste (e em muitos outros movimentos) da natação. Seu papel estabilizador dos movimentos da articulação do ombro. Por ser uma atividade que exige movimentos repetitivos, não é incomum nadadores sofrerem de tendinite de fricção do manguito rotador quando não utilizam uma técnica eficiente. A falta de aquecimento antes das provas podem contribuir para esta lesão.

Na etapa do Apoio (varredura para baixo) é caracterizado pelo movimento curvilíneo das mãos para baixo. De acordo com Andries Júnior et al  (2002) “Durante esta fase, busca-se um ponto de apoio para iniciar a tração do movimento eficiente”. Percebe-se assim que o trabalho dos músculos do antebraço, com destaque para o músculo flexor longo do polegar, é relevante.

[pic 2]

Fonte: Material Didático do Prof. Dr. Marcelo Mota (Estácio-FaSe)

O terceiro momento da braçada do nado crawl é a tração (varredura para dentro). Este é o momento de maior propulsão do nado. Após a etapa do apoio, o cotovelo flexiona, formando um ângulo de, aproximadamente, 90º, seguindo o movimento até a linha dos ombros (ANDRIES JÚNIOR et al, 2002).

Após este momento, o cotovelo estende-se gradualmente, com a mão executando um, movimento para fora. Este é conhecido como fase de empurrão (ou varredura para cima) (ANDRIES JÚNIOR et al, 2002).

Os músculos envolvidos nas etapas de tração e empurrão são:

  • Bíceps braquial e o deltoide, com suas fibras anteriores (no momento de flexão do cotovelo);
  • Tríceps braquial (no momento de extensão do cotovelo).

A FASE DE RECUPERAÇÃO (OU AÉREA)

Esta fase é caracterizada por completar o ciclo da braçada e dar início a um outro. Por não ser um movimento propulsor, a musculatura deve estar relaxada. O cotovelo flexiona-se ao deixar o meio aquático, continuando esta flexão até o início do movimento que resultará na extensão total do braço. Este é o fim do ciclo da braçada no nado crawl.

[pic 3][pic 4]

Fonte: Material Didático do Prof.

Kleilson Albuquerque (Estácio-FaSe)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (404.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com