TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEEDBACK POR AUTO-OBSERVAÇÃO EM PRATICANTES DO NADO CRAWL

Exames: FEEDBACK POR AUTO-OBSERVAÇÃO EM PRATICANTES DO NADO CRAWL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  8.250 Palavras (33 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 33

1. INTRODUÇÃO

Desde seu nascimento os indivíduos estão propensos a desenvolver diversas habilidades motoras. A partir de experiências vividas estes vão aprimorando seus movimentos. Magill (1989) com relação sobre a aprendizagem é uma mudança na capacidade do indivíduo cumprir uma tarefa, mudança esta que surge em função da prática e é inferida de uma melhoria relativamente permanente no desempenho. Então, a prática é condição necessária embora não suficiente para que ocorra a aprendizagem. Hall et al. (2000), aponta que as pessoas não aprendem uma habilidade motora sozinha, elas correlacionam os movimentos por meio de observação e por experiências diretas, quando as mesmas observam os resultados do seu comportamento e do comportamento dos outros, elas desenvolvem hipóteses sobre as prováveis consequências de produzir aquele comportamento no futuro.

Tonello e Pellegrini (1998), indicam que o elemento central ao processo de aprendizagem de uma habilidade motora é a transmissão de informação acerca do conteúdo a ser ensinado. Teóricos da aprendizagem social consideram a imitação ou modelagem um meio pelo qual os indivíduos se socializam dentro de sua cultura. Os mesmos autores colocam ainda que os métodos mais populares para transmitir informações acerca da meta e da sequência apropriada para a ação são as instruções verbais e a demonstração. A demonstração é a transmissão de informações acerca da meta a ser atingida na ação, ela mostra particularidades úteis para a aprendizagem de uma habilidade, reduzindo dessa forma a incerteza sobre como deve ser realizada.

Segundo Lefrançois (2008), o modelo pode ser definido como representação de um padrão de comportamento, sejam eles de pessoas do convívio comum até representações simbólicas, chamados de modelos simbólicos. Livros, gravuras, imagens mentais, instruções verbais ou escritas, filmes e vídeos, constituem alguns exemplos de modelos. O poder dos modelos tem a ver, principalmente com suas funções informativas. Os modelos nos informam não apenas como fazer certas coisas, mas também as consequências que os nossos comportamentos, podem ter.

Desta forma Bandura (1962) aponta a aprendizagem observacional sendo um processo central de desenvolvimento humano, ele resulta simplesmente da observação do comportamento do outro. Esta é classificada em quatro processos: o primeiro processo é a atenção que determina o que é observado e qual informação é extraída da ação do modelo. O segundo subprocesso diz respeito à retenção, que envolve transformar e reestruturar o que é observado em códigos simbólicos que são armazenados na memória como modelos internos de ação. O terceiro subprocesso é o de reprodução do comportamento, que envolve a passagem da representação na memória da ação modelada para ação física. Finalmente, o quarto subprocesso é o da motivação, envolve o incentivo ou motivo para desempenho da ação.

Uma maneira importante para o aprimoramento de uma habilidade motora é o feedback, este é uma excelente ferramenta de aprendizado, por meio dele, pode-se buscar uma maior certeza de como o movimentos será executado. Segundo Magill (2000), o feedback é caracterizado como uma informação sensorial que indica algo sobre o estado real do movimento de uma pessoa. Tani (1989), defini o feedback como informações sobre as situações passadas que podem ser utilizadas para controlar situações futuras, e assim alcançar o objetivo da tarefa. Chiviacowsky e Godinho (1997), mencionam que o feedback pode ser intrínseco são informações que o próprio executante recebe através dos vários canais sensoriais sobre vários aspectos do próprio movimento, ou extrínseco são informação sobre a resposta que é considerada um suplemento ao feedback intrínseco, fornecido pelo professor ou outros meios.

A auto-observação como forma de feedback é uma estrutura nova de testar a aprendizagem autorregulada, uma vez que o aprendiz não tem a possibilidade de se observar enquanto nada (em tempo real). Zimmerman (1989), aponta que através da auto-observação como feedback auto-regulado os indivíduos tem a oportunidade de participar de forma ativa na sua aprendizagem.

Diante do exposto surge a seguinte pergunta: Será que o feedback por auto-observação pode influenciar praticantes do nado crawl na correção dos movimentos da habilidade motora do nado crawl?

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Investigar o feedback por auto-observação na correção dos movimentos da habilidade motora do nado crawl.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Verificar se os executantes do nado crawl conseguem identificar seus possíveis erros na execução da habilidade motora.

• Comparar o desempenho do grupo auto-observação com o desempenho do grupo controle.

• Verificar o tempo de nado como um segundo parâmetro de desempenho, para ambos os grupos.

3. JUSTIFICATIVA

Habilidades motoras estão envolvidas em praticamente todas as atividades dos seres humanos, são essenciais para a vida, uma vez que elas têm grande importância biológica, psicológica, social, cultural e evolutiva (TANI, 1988). Nós professores de educação física temos uma significância para o aprendiz, por meio das práticas oferecidas para este conseguimos auxiliar seu processo de aprendizagem de algumas habilidades motoras. As crianças desde seu nascimento vão desenvolvendo o aspecto motor, quando adulto podem ter um bom desenvolvimento ou não, provavelmente dos estímulos recebido dos seus pais e professores. Entende-se que deve ser oferecido diversos estímulos de movimentos quando criança. Estes movimentos podem ser ofertados nos esportes em geral.

Dentro dos esportes, há a natação no qual as pesquisadoras acreditam que é de suma importância para o desenvolvimento motor do indivíduo. A escolha da natação como parte deste trabalho, se deu, pois a pesquisadora tem uma identificação com a área, e por ter sido professora de natação por dois anos, ministrando aulas para crianças e adultos, questionando o motivo pelo qual os alunos não conseguiam corrigir seus erros por meio da demonstração. O outro motivo por ter escolhido o tema é que a orientadora do mesmo está realizando pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com