TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APTIDÃO FÍSICA E PREVALÊNCIA DE OBESIDADE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS

Por:   •  9/6/2021  •  Monografia  •  13.703 Palavras (55 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 55

        

[pic 1]

Angelina Tais Brust

APTIDÃO FÍSICA E PREVALÊNCIA DE OBESIDADE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso

CRUZ ALTA-RS, 2010

Angelina Tais Brust

APTIDÃO FÍSICA E PREVALÊNCIA DE OBESIDADE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Educação Física.

Orientadora: Profª M.Sc. Marília de Rosso Krug

CRUZ ALTA-RS, DEZEMBRO, 2010.

Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ

Centro de Ciências da Saúde

Curso de Educação Física

APTIDÃO FÍSICA E PREVALÊNCIA DE OBESIDADE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS

Elaborado por

Angelina Tais Brust

Como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Educação Física.

Comissão Examinadora:

Profª M.Sc. Marília de Rosso Krug ________________________________UNICRUZ

Profª Carolina Boettge da Rosa __________________________________UNICRUZ

Profª M.Sc. Solange Beatriz Billig Garces __________________________UNICRUZ

Cruz Alta-RS, _____ de _________________ de ______

“Dedico este trabalho a minha mãe, Asilda e a meu pai, Otelio Brust,

pessoas simples, que souberam ensinar-me com toda a sabedoria da riqueza de uma vida, fazendo-me crescer e evoluir intelectualmente com simplicidade.”

“Dedico também este trabalho ao meu namorado e companheiro André Pereira da Luz, pessoa amável e compreensiva que sempre me apoiou e incentivou para que eu concluísse esta pesquisa”.

“Dedico esta conquista ao meu irmão Angelo Luis Brust e demais familiares, que sempre me incentivaram, apoiando-me e aconselhando-me pelos meus

caminhos”.

“Dedico, especialmente, esta conclusão de mais uma etapa acadêmica, aos

meus avós (fata e muta,  como os chamo), maternos Olinda e Arnoldo Bühring e paternos Helma Erica  e Elemar Brust ( in memorian), que sempre rezam por mim em suas orações e me deram como aprendizado seus exemplos de uma vida simples, humilde e sem medo do trabalho e do esforço para se chegar onde queremos”.

AGRADECIMENTOS

A DEUS,

que me iluminou e me fortaleceu nesta jornada, mostrando-me o caminho a seguir e ensinando-me a perseverar para alcançar os objetivos propostos.

A minha FAMÍLIA,

que sem medir esforços, sempre me apoiou,principalmente em momentos de dificuldade.

A minha MÃE,

que nunca negou palavras de conforto, seu carinho e compreensão antes, durante e após o término do curso, mãe nem imagina o quanto me ajudou estando do meu lado, amo você!

A Prof. Marília de Rosso Krug,

agradeço por sempre ter me incentivado, contribuindo sobremaneira para minha formação pessoal e profissional além de ser um exemplo a ser seguido.

Aos Professores do Curso de Ed. Física da UNICRUZ,

o meu agradecimento pela compreensão e apoio.

Aos escolares,

que se fizeram dispostos a colaborar com a realização desta pesquisa.

A todos os amigos (as)

que encontrei neste caminho, pelos momentos de convivência, risadas e desabafos. Pela amizade sincera e agradável, algo herdado, sem dúvida, durante esses anos de estudo.

“Não basta lutar…

 Não é bastante a presença do dever ser humano e humano.”

É preciso ampliar cada sinal que aponte para um novo e diferente vínculo onde o

afeto e a conquista estejam presentes.

Não basta que o trabalho seja fonte de bem-estar e distribuição de renda.

É preciso que a dignidade seja a mediação ética referendada no caminhar

humano”.

Valeu a pena?

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”

 (Fernando Pessoa)

RESUMO

APTIDÃO FÍSICA E PREVALÊNCIA DE OBESIDADE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS

Autor Angelina Tais Brust

Orientadora: M. Sc. Marília de Rosso Krug

Objetivou-se com este estudo, de caráter descritivo, observacional transversal, analisar a prevalência de obesidade e a relação desta com a aptidão física e a classe social de escolares, da Rede Pública Municipal, da área urbana, da cidade de Panambi-RS, no período de agosto á dezembro de 2010. Fizeram parte do mesmo 92 alunos, sendo 44 do sexo masculino e 48 do sexo feminino, selecionados aleatoriamente. Para classificação da classe social utilizou-se: o questionário da ABIPEME, o Índice de Massa Corporal – IMC, peso dividido pela altura ao quadrado e o Índice estatura/idade para identificação do estado nutricional e a bateria de testes de aptidão física propostos pela FITNESSGRAM. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, média e desvio padrão. Foi utilizada a correlação linear de Peason para determinação da correlação entre as variáveis quantitativas. O nível de significância adotado foi de p ≤ 0,05. Dos 92 adolescentes, 44 meninos e 48 meninas, 31,6% dos meninos e 33,3% das meninas apresentaram sobrepeso/obesidade. Somando-se o percentual de alunos com sobrepeso e obesidade observou-se uma maior prevalência de alunos nas classes média (40%) e alta (32,2%) em relação a classe baixa (31,7%), no entanto não houve correlação significativa entre estas variáveis. A maioria dos escolares tanto do sexo feminino como do masculino apresentaram classificações entre ótima e boa, na aptidão física geral, com exceção da força superior, flexibilidade superior e média de tronco (meninos) e força superior e flexibilidade média de tronco (meninas). Embora um maior percentual de escolares da classe baixa tenham apresentado aptidão física geral ótima em relação aos demais, não foi observada associação significativa entre estas variáveis. Ao realizar a associação separadamente entre a classe social e cada uma das variáveis da aptidão física notou-se associação significativa somente entre a força media (p=0,00), força superior (p=0,010), flexibilidade média de tronco (p=0,032) e flexibilidade inferior (p=0,000). Ao comparar a aptidão física entre escolares de diferente estado nutricional ficou evidenciado a superioridade nos testes dos alunos que estão com o peso normal, entretanto houve diferença estatisticamente significativa somente na flexibilidade superior. Desta forma foi possível concluir que existe a necessidade da Educação Física rever seus objetivos e seus métodos de aula, para contribuir mais eficazmente com a saúde dos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (98.9 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com