TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  3.762 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Portfólio 1

6ª Semana de Estudos

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina: Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, ministrado pelo professor mestre Aldo Coelho Silva.    

ELIANE MARINHO FONSECA

8045764

        

BELO HORIZONTE-MG

2017

ELIANE MARINHO FONSECA

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.

Atividade no Portfólio

        

Objetivos:

  • Praticar a elaboração de textos argumentativos.
  • Refletir sobre a importância da atividade física como elemento fundamental para a promoção de saúde.
  • Apresentar ao aluno possíveis cenários que poderá encontrar no futuro como profissional.

Descrição da atividade:

Após estudar os conteúdos desta unidade e assistir as vídeo aulas, você deverá fazer um texto argumentativo baseando-se nas questões a seguir.

 Relação entre saúde, promoção de saúde e qualidade de vida.

 No texto conceitos iniciais: Saúde e promoção de saúde, o autor expressa de forma simples o conceito de saúde, sendo a condição do sujeito dentro do seu aspecto social , mental e físico, onde implica a sua condição do sujeito na relação fisiológica, morfológica, funcional- motora e comportamental. Sobre a promoção de saúde foi realizada com a sociedade se comporta para o melhor e promove a capacitação em função de aperfeiçoar  melhorias na saúde , bem estar do sujeito com o meio ambiente. A qualidade de vida é um método , forma ou técnica que a sociedade busca  aplicar para  a promoção de saúde e bem estar do sujeito isso abrange um contexto sociocultural e financeiro.      

2) O sedentarismo já ameaça reduzir a expectativa de vida. Dentro de 18 anos, o Brasil terá diminuído em 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada. Relacione o sedentarismo com atividade física, promoção e prevenção de saúde. Utilize de exemplos práticos.

Segundo o texto  da unidade 1 a promoção de saúde seria a forma no qual a sociedade deveria aperfeiçoar para manter ou melhorar a saúde,  mais caso isso não ocorra estaremos frente a um projeto mal elaborado ou fora da realidade e da expectativa sociocultural e financeira do padrão contemporâneo.      

3) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente uma suposta ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.

De forma estratégica com a aplicação de atividade para o sujeito de forma de prevenção ou terapêutica: Pesquisa sobre a obesidade infantil:

População: crianças de 0 à 5 anos.

Grupo 1: 5 crianças magras

Grupo 2: 5 crianças obesas

 Objetivo:  verificar se o treinamento terapêutico  é eficaz  na perca de peso no grupo 2 e não deixar que o grupo 1 fique obeso através da prevenção.

4) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de exercícios físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Para elaboração dos programas de atividade física, considere as capacidades físicas e alguns fatores.

Um treinamento para promover saúde  3 vezes por semana:

TABELA: Treinamento para promover saúde  

Segunda

Quarta

Sexta

Treinamento de cardiorrespiratório e flexibilidade

Treinamento de força

Treinamento cardiorrespiratório e flexibilidade

Esteira/ alongamento

Flexão/ voador e Crucifixo

Pular corda/ alongamento

Intensidade

 T.C :Moderada Flex: esticar até sentir desconforto

T.C :Moderada Flex: esticar até sentir desconforto

Frequência

T.C: 3 dias/ semana          Flex: manter estirado estático de 10 à 30 s

3 séries de 10 repetições  

T.C: 3 dias/ semana          Flex: manter estirado estático de 10 à 30 s

Tempo

T.C: 30 à 60min Flex: 60 s para cada exercício  

1min para cada série

T.C: 15 à 30 min Flex: 60 s para cada exercício  

        Volume

T.C:500-1000 MET-2000 passos Flex :2 ou 3vezes cada parte alongada

 1 à 2 horas   RM maior que 6

T.C: 1000 pulos Flex :2 ou 3vezes cada parte alongada

5) Na atualidade, existem várias definições e recomendações mundiais sobre a prática de atividade física na qual, o indivíduo deve praticar para ter melhora da aptidão física e ganhos paralelos à saúde. Determine estas recomendações utilizando exemplos.

Atualmente a prática de atividades e exercício  físicos  caminham  juntos  com a saúde e  tem tido o resultado   gratificante para uma vida saudável  e com  muita qualidade. Tendo em vista que  eles são  essenciais  para a saúde, pois  a movimentação do corpo , dos músculos consome energia e  coloca o organismo todo em  atividade plena proporcionando um bem- estar físico e mental e social  e direcionando para um estilo de vida mais saudável e melhor.   Uma alimentação rica e  saudável também são levadas em conta. Mas para isso o praticante  tem que estar decidido e  apto a praticá-los,      ou seja tendo capacidade de realizar atividades e exercícios no dia a dia sem fadiga e sem risco de doenças e melhorando o seu comportamento e alcançando seus objetivos. Segundo o texto há vários  programas de condicionamento físico sendo:  atividades  e exercícios físicos e modalidades esportivas , esportes, lutas, jogas , brincadeiras , recreação , danças com o objetivo de promover a   aptidão física e aumento de saúde.  Recomendações de  um programação  de exercícios físicos que  tenha  ganhos de  força  e flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória com intensidades  adequada para um bom condicionamento físico e mental prevenindo assim  doenças. Também vale lembrar que atividade física adequadas para pessoas de diferente, biótipos, idades e necessidades especiais são muito  importantes  desde que devidamente prescrito e orientadas pelo um profissional de educação física. Também é usada para a definição do corpo, treinamento esportivo, condicionamento físico e melhora de saúde também o controle da pressão arterial, ganho de massa óssea e muscular fortalecimento da cardiovascular e respiratório, diminuição  do tecido adiposo vale lembrar que a adição de força e flexibilidade também a combinação de alimentação saudável e prática de exercícios físicos, controla a ansiedade, insônia  e depressão melhorando também a auto estima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (114.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com