TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

RAFAEL LEANDRO DA SILVA - 1191635

DISFUNÇÕES ORGANICAS, ATIVIDEDE FÍSICA E SAÚDE

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina de Disfunções orgânicas, atividade física e saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Maria Beatriz Ferreira Gurian.

   

CUTITIBA
2018

Disciplina:    Disfunções Orgânicas, Atividade Física e saúde.  

Tarefa: atividade 1

Nome: Rafael Leandro da Silva

RA: 1191635

Turma: DPEFE1502CRTT

Parecer do Tutor: Maria Beatriz Ferreira Gurian

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

1- Questão A

Após leitura da unidade coloco meus apontamentos sobre o determinado assunto que a inatividade nas fases da vida pode apresentar ou agravar doenças ocupacionais por uma falta de cuidados básicos com alimentação, atividade física regularmente, tanto no aspectos físico e mental, pois o homem é uma máquina perfeita e necessita ser desenvolvida e estimulada sempre em todos os sentidos do corpo.

 O sedentarismo, a falta de se locomover e agir é um dois principais riscos para aparecimento de doenças degenerativas ou seja, crônicas.  Ou seja, o não desenvolvimento físico pode gerar problemas cardiovasculares e entre outras complicações.

O efeito da inatividade física, faz muito mal para o corpo, pois ficar estático o tempo todo sentado, não se movimentar, sem estimular os músculos e muito ruim para o corpo. A atividade física melhora o funcionamento do organismo num todo, a circulação cardiovascular, circulação, acelera o metabolismo, você fica com mais facilidade para perde o peso que foi acumulado e o mais importante que ela faz bem para o espirito, após você nadar, correr, pedalar enfim, você sente uma calma, teu corpo relaxa e isso é ligado ao otimismo que você sente capaz de tocar seu dia e dar este estimulo ao contrário da vida inativa que deprimi e traz consigo doenças degenerativas. E isso vale para todas as faixas etárias da vida. Na faixa infantil devemos se desenvolver se movimentar, experimentar coisas para que nosso sistema operacional – cognitivo estabeleça uma relações entre o organismo.  É na infância que o período onde a criança começa a definir os traços de como será em sua vida adulta. Nesta fase é fundamental a pratica de atividades físicas que resultarão em uma vida adulta com mais qualidade. Promover o desenvolvimento motor básico para as relações sociais e afetivas e a prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias, redução dos riscos de obesidade e aumento da força muscular e flexibilidade, postura.

 Na idade adulta e idosa, a atividade física continua sendo importante para o fortalecimento muscular, diminui o stress do dia a dia e com isso os riscos de ter algumas doenças ocupacionais também diminui consideravelmente. E a falta desta pratica traz consigo graves doenças e suas patologias que podem levar a morte do indivíduo. O Corpo é igual ao automóvel que se o carro não andar, ficar parado na garagem e por mais novo que ele veja, ele quando o dono for usar, vai apresentar problemas, pois está parado, as peças vão oxidando com o tempo estragando. Assim é o ser humano que necessita se locomover independente da faixa etária e exercício praticado e quais objetivos a serem traçados, o que não pode é não se cuidar, prevenção é o melhor caminho para uma vida mais saudável

  1. Questão B

O papel do educador físico para promover a saúde é fundamental, pois é ele avaliar fisicamente como esta tal pessoa e o que esta pessoa pode fazer tais atividades físicas. Dando assim um suporte técnico para que a pessoa que está se exercitando não venha ter lesões ou problemas de posturas. Outro ponto a ser abordado é o acompanhamento nutricional que este profissional dá para o indivíduo com o intuito de benefícios a saúde física e metal.

Nem todo exercícios ou atividades convém fazer para todas as pessoas. Há atividades que são específicos para uma faixa de pessoa ou clientela. Ou seja, a atividade que melhoram tais fundamentos específicos.  O educador físico é que vai dar bases para que este indivíduo possa se desenvolver melhor em suas práticas esportivas e na alimentação saudável.  

Os grandes desafios é o reconhecimento e fiscalização nas áreas de atuação, pois só o profissional habilitado em educação física ou fisioterapeutas que podem trabalhar mais afunda com a saúde do corpo humano e hoje ainda temos muitas pessoas que não são habilitadas e dão aula irregular , causando assim prejuízos financeiros e da saúde e lesões , pois não tem o conhecimento básico para repassar  a pessoa que está sendo orientada as práticas esportivas, logo o grande desafio da educação física é a fiscalização no campo de atuação. Outro ponto a ser abordado é as políticas públicas sobre as práticas esportivas e promoção a saúde que ainda é precária em algumas regiões.

  1. Questão

As ações desenvolvidas pelo ministério da saúde e prol a redução do risco do sedentarismo não se limita a saúde, mas sim uma conscientização da população em se cuidar num tudo do seu corpo, organismo. Em conjunto as intervenções que possam intervir nas causas de doenças crônicas, ocupacionais. Ou seja, dar suporte e treinamentos as empresas e funcionários para que eles possam se relacionar com o meio e vistorias nas empresas se os meterias utilizados não vão trazer ao longo do tempo prejuízos a saúde física desde funcionários, as formas de posturas no ambiente, ter uma parada de descanso a estas pessoas para voltar a calma, ou seja, um programa recuperação para ter uma qualidade de vida melhor, mais agradável em todos os sentidos.

O que o ministério procura desenvolver é as noções básicas a população ter hábitos saudáveis em todas as esferas, para que os risco doenças, lesões e até morte diminua com a qualidade de vida melhor aplicada. O ministério trabalha com enfoque em áreas paralelas que são as políticas públicas de saúde, pois sem um planejamento, uma organização nesse sistema, não tem como as coisas evoluírem para um bem maior a população. Ambientes favoráveis ou pontos estratégicos para aplicar tal fundamento é muito importante, pois chamar a atenção do público é a meta a ser traçada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (468.8 Kb)   docx (168.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com