TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

EDUCAÇÃO FÍSICA

ADRIANO EUGÊNIO

CARLOS MÁRIO FERREIRA

EMÍLIO SILVA ALVES

JOSÉ ROBERTO DIAS RESENDE

LEANDRO CÁSSIO RODRIGUES

RAPHAEL MELGAÇO LEMOS

RENATA ALVES RODRIGUES

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS

[pic 6]

Divinópolis/MG

2015

ADRIANO EUGÊNIO

CARLOS MÁRIO FERREIRA

EMÍLIO SILVA ALVES

JOSÉ ROBERTO DIAS RESENDE

LEANDRO CÁSSIO RODRIGUES

RAPHAEL MELGAÇO LEMOS

RENATA ALVES RODRIGUES

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA da Universidade do Norte do Paraná – UNOPARcomo requisito parcial para a conclusão das discipinas Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem Seminário da Prática II .

Orientadores: Professores: Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa, Mari Clair Moro Nascimento

Divinópolis/MG

2015

SUMÁRIO

1-Introdução        4

2-Desenvolvimento        5

2.1- Tendências Liberais        5

2.2 - Tendências Progressistas        5

3-Considerações Finais        6

4-Referências Bibliográficas        7

1-Introdução

A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade e de um país, além de ser uma das responsáveis pela formação do caráter das pessoas. Para que os alunos aprendam e se tornem cidadãos é necessária uma prática escolar eficiente, que educa e prepara o aluno para o exercício da cidadania.

Para entender melhor o complexo processo de educação, as mudanças de teorias por trás da prática escolar ao longo dos anos e a importância dessas teorias pedagógicas, é necessário compreender as características dessas teorias, o contexto histórico o qual cada tendência esta inserida e os filósofos e pensadores que desenvolveram cada linha de pensamento. Alguns dos principais nomes da história educacional nacional e internacional são Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti, entre outros diversos filósofos, que são referência no desenvolvimento de teorias para práticas escolares com o intuito de melhorar a qualidade do ensino nas escolas.

Essas tendências são a base para o desenvolvimento do método de ensino e das práticas escolares, então para entender melhor o assunto no presente trabalho será exposto resumidamente à teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos: Liberais e Progressistas. No primeiro grupo, estão incluídas as tendências: Tradicional, a Renovada Progressivista, a Renovada Não-Diretiva e a Tecnicista. No segundo, a tendência Libertadora, a Libertária e a Crítico-Social dos Conteúdos.

A maneira como é feita a educação, os métodos e as estratégias envolvidas na atividade escolar, ou seja, a prática pedagógica em si difere cada tendência pedagógica, bem como o papel dos envolvidos no processo da educação. Um dos principais fatores para a diferença entre as tendências esta ligada ao contexto histórico da época e o momento social que a sociedade estava inserida, com necessidades e propósitos sociopolíticos diferentes buscando atender expectativas de algum grupo ou classe da sociedade.

O presente trabalho procura expor a idéia principal de cada tendência e uma reflexão acerca da importância pedagógica na elaboração da prática escolar.

2-Desenvolvimento

2.1 Tendências Liberais

De acordo com o teórico José Carlos Libâneo, as tendências pedagógicas liberais, ou seja, a tradicional, a renovada e a tecnicista, por se declararem neutras, nunca assumiram compromisso com as transformações da sociedade, embora, na prática, procurassem defender a ordem econômica e social do sistema capitalista, uma vez que as tendências liberais surgiram sob forte influência da Revolução Francesa (1789).

Segundo LIBÂNEO (1985), a pedagogia liberal atribui à escola a missão de preparar os alunos para assumir um papel social relevante na sociedade baseado nas habilidades individuais. Ou seja, cada pessoa precisa se adequar aos valores e a ordem social vigente, desenvolvendo a sua própria cultura, porém atrelada as normas seguidas pela sociedade. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, e apesar de não levar em consideração a desigualdade de condições entre as classes na sociedade eles pregavam a idéia de igualdade de oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com