TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS

Por:   •  19/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3

2 -TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS4

        2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL..................................................................4

        2.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSISTA........................................4

        2.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA.........................................5

        2.4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA......................................................................5        

3- TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS.....................................................5

  3.1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA..........................................................6

        3.2 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA.........................................................6

        3.3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS...............6

4- CONCLUSÃO.......................................................................................................................7

5- REFERÊNCIAS ...................................................................................................................8

1-INTRODUÇÃO

Devemos compreender as perspectivas das relações entre educação e sociedade. Neste contexto, vamos tratar das concepções pedagógicas propriamente ditas, ou seja, vamos abordar as diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Verificaremos que ha tendências que interpretam o papel da educação na sociedade, educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação da sociedade É evidente que tanto as tendências quanto suas manifestações não são puras nem mutuamente exclusivas o que, aliás, é a limitação principal de qualquer tentativa de classificação. Em alguns casos as tendências se complementam, em outros, divergem. De qualquer modo, a classificação e sua descrição poderão funcionar como um instrumento de análise para o professor avaliar a sua prática de sala de aula.

A exposição das tendências pedagógicas compõe-se de uma caracterização geral das tendências liberal e progressista, seguidas da apresentação das pedagogias que as traduzem e que se manifestam na prática docente.

 

2-TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS

  Marcou a Educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. O princípio liberal surgiu como desculpa do sistema capitalista que argumentava a liberdade e interesses individuais da sociedade. A pedagogia liberal defende a posição de que a função da escola é preparar o indivíduo no desempenho de papeis sociais de acordo com suas habilidades especificas, dessa forma precisa aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, embora haja uma divulgação da ideia de igualdade de oportunidades, não se considera a desigualdade de condições.

 2.1 Tendência Liberal Tradicional 

 A escola desempenha o papel de preparar os alunos no aspecto moral e intelectual para assumir sua posição na sociedade, o conhecimento é o mesmo para todos, desde que haja um esforço pessoal, os indivíduos que encontram dificuldades devem trabalhar para supera-las e garantir seu lugar ao lado dos mais capazes. Em casos de não superação, devem procurar o ensino profissionalizante. Seus métodos são centrados basicamente na exposição verbal da matéria e/ou demonstrações feitas pelo professor. Nas atividades de fixação é enfatizada a repetição de conceitos ou fórmulas para memorização, visando disciplinar a mente e formar hábitos. O relacionamento entre professor e aluno é altamente formal, pois predomina a autoridade do professor. 

2.2 Tendência Liberal Renovada Progressista 

Sua finalidade é de proporcionar entre as necessidades específicas do indivíduo ao meio social, meios que permitiam ao aluno educar-se, em um processo ativo de construção e reconstrução do objeto, havendo uma interação entre indivíduo e estrutura do ambiente. Os conteúdos são elaborados em função da experiência que o educando em seu cotidiano. A metodologia parte do princípio de “aprender fazendo” e os trabalhos em grupo são enfatizados como necessidade básica do desenvolvimento mental. O professor não tem uma posição privilegiada, sua função é auxiliar o desenvolvimento espontâneo da criança. O relacionamento harmônico entre professores e alunos é indispensável para garantir um clima positivo.

2.3 Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva 

Nesta tendência a escola se preocupa mais com as questões psicológicas do aluno do que com as pedagógicas e sociais. O objetivo do ensino é criar mecanismos para que o aluno procure chegar ao conhecimento por si mesmo. O perfil do professor “facilitador” consiste em aceitar a pessoa do aluno o trabalho de educador é levar o estudante ao organizar-se, através de técnicas de sensibilização para que os sentimentos de cada um sejam explicitados. A motivação nasce na busca da auto realização pessoal onde se aprende e modificam suas percepções de mundo, a avaliação escolar perde sua razão de ser, prevalecendo então a auto avaliação.

 2.4 Tendência Liberal Tecnicista

Em um sistema social funcional e harmônico, a escola atua através de técnicas específicas como escultora do comportamento humano. Tendências Pedagógicas emprega a tecnologia comportamental com o objetivo de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, somente o que é observável e medido faz parte do conhecimento apresentados nas matérias de ensino e os princípios científicos são organizados e estabelecidas numa sequencia lógica e psicológica por especialistas. O professor é simplesmente um elo entre a verdade científica e o aluno, sendo que o aluno não participa a elaboração do programa educacional. Os mesmos tem uma comunicação estritamente técnica ou, seja o relacionamento afetivo pouco importa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com