TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS HISTÓRICOS DA CINEANTROPOMETRIA

Por:   •  26/3/2020  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Michels et al (2000) – História da cineantropometria. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, ponto de vista Glaycon Michels

Luiz Fernando Fidelis Filho

ASPECTOS HISTÓRICOS DA CINEANTROPOMETRIA

DO MUNDO ANTIGO AO RENASCIMENTO

Artigo escrito pelo Dr.Glaycon Michels, no texto podemos ver uma análise de como a cineantropometria era pensada no passado, para hodiernamente, ser considerada uma disciplina científica, tendo aplicações em diferentes áreas do conhecimento humano, entre elas a biomecânica, a ergonomia, crescimento e desenvolvimento, ciências humanas, ciências naturais, medicina, nutrição, educação física e ciência do esporte.

Além disso, podemos ver como o ser Humano, o fenômeno que sempre dispertou curiosidades no Homem, por ser complexo, é analisado e dividido em partes, uma dessas divisões, é a cineantropometria. Ao longo do texto, podemos perceber, que vários pensadores da época, se empenharam no estudo do Ser Humano, e apartir desses estudos, fizeram várias descobertas, algumas que são utilizadas até hoje, e são importantes para a evolução e compreenção do nosso corpo a apartir dos movimentos. Na maioria das vezes, interessados pela forma, proporções e estatura da figura humana.

O autor nos revela, que ao longo da história e das evoluções humanas, culturais, sociais e éticas. Houve uma modificação tanto nas mudanças genéticas, quanto no padrão imposto pela sociedade da época, ao se considereva um “corpo ideal”.O Homem como um ser imperfeito, sempre buscou o ser perfeito, apartir de medicas que eram consideradas como “perfeitas” na sua época, desse ponto de vista, que surgiram o belo, a moda, o saldável, entre outros padrões. Historicamente, a estética das pessoas tiveram influência sobre o que aquela pessoa aparentava físicamente, tanto social, quanto de identidade pessoal.

O corpo de hoje que é considerado como obeso, um dia na historia, já foi considerado um corpo ideal, para tempos depois ser a magreza e nos seguintes séculos a musculosidade.

Na grécia Antiga, desde os jogos olímpicos, o físico é relacionado com o rendimento, pois naquele período, os exercícios praticados tinham uma finalidade para a preparação militar e para a guerra. Estudiosos dessa época, classificavam o corpo humano com base morfológica, na maioria das vezes, criando um modo de homem “ideal”. Durante o dominío do império romano sobre os gregos, ainda que a miscigenação das culturas tenha acontecido, tinham diversos pontos de vista em relação a utilização do corpo. Para os gregos, o homem deveria ter harmonia em seu corpo como um todo, para os romanos o que importava era sua forma robusta e forte para a guerra.

Com a queda do império romano, se perde o interesse pelo corpo humano, devido ao intermédio da Igreja cristã, de guardar as informações em seus mosteiros. Durante as viajens pelo mundo, foram percebendo diversas diferenças nos fenótipos dos povos, apartir disso , foram criados teorias míticas sobre corpos estilizados, explicitando o corpo obeso como algo como a preguiça ou a luxúria.

Com o passar do tempo, com o Renascimento, com a busca pelo conhecimento, retoma  o tema do corpo humano. Apartir dos estudos de Leonardo da Vinci, que desenhou as proporções da figura humana (Homem Vitruiviano), foram estabelidas detalhadas anotações sobre as partes do corpo humano, estudos importantes para a compreenção dos aspectos físicos do ser humano até nos tempo atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com