TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICOS E FÍSICOS ESPECÍFICOS DAS MODALIDADES VOLEIBOL BASQUETEBOL E ATLETISMO

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

EAD – PÓLO MARABÁ

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

GILSON LUIZ GOMES DE LIMA RA: 1020452550

RODRIGO OTÁVIO DE OLIVEIRA BAPTISTA MAGALHÃES RA: 2807888210

ROBERTO RIVELINO COSTA SOUSA NASARIO RA: 1051502394

MAIZA DA SILVA BARBOSA RA: 1027410824

JEREMIAS MACHADO GALVÃO RA: 2808895906

ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICOS E FÍSICOS ESPECÍFICOS DAS MODALIDADES VOLEIBOL BASQUETEBOL E ATLETISMO

Marabá

2017

GILSON LUIZ GOMES DE LIMA RA: 1020452550

RODRIGO OTÁVIO DE OLIVEIRA BAPTISTA MAGALHÃES RA: 2807888210

ROBERTO RIVELINO COSTA SOUSA NASARIO RA: 1051502394

MAIZA DA SILVA BARBOSA RA: 1027410824

JEREMIAS MACHADO GALVÃO RA: 2808895906

ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICOS E FÍSICOS ESPECÍFICOS DAS MODALIDADES VOLEIBOL BASQUETEBOL E ATLETISMO

Desafio Profissional apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física à Faculdade Anhanguera Educacional para obtenção da nota nas Disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquetebol, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo.

      Orientadora: Adriana Aparecida Mazia.

Marabá

2017

2. INTRODUÇÃO:

A partir desse estudo pretendemos mostrar a relevância do trabalho da educação física em diversos aspectos, como benefícios físicos e mentais para as crianças e adolescentes; seus desenvolvimentos motores com atividades esportivas como: individuais (Tênis de mesa, Badminton, Natação, Atletismo) e coletivas: (Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol) entre outros. Para que assim outras modalidades não tão trabalhadas, possa ser de conhecimento de todos os alunos do ensino fundamental ao médio. Onde iremos abordar em particular algumas modalidades como: voleibol, basquetebol e Atletismo, dos seus aspectos técnicos e táticos e suas capacidades motoras. Os esportes em geral e principalmente os individuais atuam no desenvolvimento: Da personalidade, pois exigem uma melhor preparação psicológica para a sua prática. Envolve um aumento da confiança, da perseverança, da motivação intrínseca e da segurança.

Nosso objetivo principal é promover a saúde e interação dos alunos utilizando o esporte escolar, incentivando assim os alunos a se movimentar independente da modalidade. Um aspecto que devemos dar relevância nesse trabalho é as dificuldades que esse profissional de Educação Física tem encontrado nas escolas com falta de materiais, e quando tem, são materiais sucateados de péssima estrutura física e inadequados, número excessivo de alunos entre outros, mais ainda assim nossos profissionais superam suas limitações e por meio do improviso e criatividade tem se superado cada dia.

Iremos apresentar por meio desse trabalho uma pesquisa de campo entrevistando um profissional da área para esclarecer alguns pontos para assim mostrar as atividades que são desenvolvidas nas escolas, à metodologia para o desenvolvimento das modalidades esportivas, aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas, as principais dificuldades encontradas para a realização das modalidades entre outros.

O voleibol é composto, na sua totalidade, de seis fundamentos básicos, que obedecem a uma sequência lógica dentro do jogo: (1) saque, (2) passe, (3) levantamento, (4) ataque (5) bloqueio e (6) defesa. O jogo exige um alto grau de coordenação neuromuscular e serve para potencializar as habilidades motoras de movimentos de uma forma geral. A modalidade esportiva na escola não só aumentar a capacidade cognitivas dos estudantes, como também estimula a se envolver no ambiente escolar.

O basquetebol foi inventado em 1891, pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, o nome vem do inglês basketball e quer dizer bola no cesto. O desenvolvimento das capacidades coordenativas permite ao atleta realizar os movimentos com precisão e eficácia. O controle das capacidades coordenativas é fundamental para que o atleta tenha: Percepção, Decisão, Execução dos gestos técnicos da modalidade. Os fundamentos do Basquetebol são: Modo de segurar e receber a bola, Domínio de corpo, Domínio de bola, Posição básica, Drible, Passe, Arremesso, Bandeja, Rebote e tática. As capacidades motoras desenvolvidas são: coordenação óculo-manual, espaço temporal e visomotora. A coordenação óculo-manual diz respeito à utilização dos olhos e mãos (ou olhos e pés), em movimentos coordenados com a bola. Já a coordenação espaço-temporal é relativa à orientação do espaço e do tempo, por exemplo, para frente e para trás ou para os lados; para cima e para baixo; antes, durante e depois. E quanto à coordenação visomotora, ela acontece quando o movimento de membros superiores (ou inferiores), ou ainda de todo o corpo responde adequadamente a um estímulo visual.

Atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 A.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. É apontado por muitos pesquisadores como a base para todos os demais esportes, é considerado o esporte natural, que pode ser desenvolvido em qualquer lugar e com qualquer implemento e devido a sua complexidade desenvolve o aluno na sua estrutura física de forma geral. O atletismo é visto por abranger habilidades motoras que são utilizadas em outros esportes como o correr, o saltar, o arremessar e o lançar. As principais modalidades do atletismo são: Corrida de pista, Corridas com obstáculos, Revezamento, Saltos, Arremessos e Lançamentos. Existem algumas técnicas/táticas nas provas de velocidade (100, 200 e 400m rasos), que são aplicadas e treinadas exaustivamente nos treinos. Nas provas de revezamentos (4 x 100, 4 x 400) o técnico procura colocar os mais velozes por último, e os que tem largada mais rápida primeiro. 
Nas provas de meio fundo as táticas dependem o perfil do atleta, os que são diferenciados em "sprinter" (tem mais velocidade) procuram (tentar) ficar entre os líderes para dar uma grande arrancada no final. Porém existem alguns atletas que não são resistentes neste tipo de prova, eles procuraram no início da corrida darem uma grande arrancada para assim ficarem distantes do pelotão onde depois conseguem administrar a distância dos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com